Rede Nacional de Notícias

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024
Duda e Ana Patrícia vencem Artacho e Clancy, da Austrália, e vão disputar o ouro nos Jogos Olímpicos

Esportes

Duda e Ana Patrícia vencem Artacho e Clancy, da Austrália, e vão disputar o ouro nos Jogos Olímpicos

Paris 2024

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil garantiu mais uma medalha, dessa vez no vôlei de praia. Duda e Ana Patrícia venceram as australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy, vice-campeãs olímpicas em Tóquio 2020, na semifinal e vão disputar o ouro nos Jogos Olímpicos. O próximo e último confronto no já icônico Estádio da Torre Eiffel será contra Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson, do Canadá, na grande decisão. A dupla número 1 do mundo é brasileira e vai disputar o ouro nos Jogos Olímpicos.

"Entendo os grandes desafios que a gente tem que enfrentar para estar aqui em busca de conquistá-la (a medalha), né? Então, passamos por muitos deles, falta um passinho, né, pra glória total, mas já vai ficar pra história tudo que a gente fez aqui", disse Ana Patrícia.

"A gente trabalhou muito pra isso. Acho que devo tudo a parte psicológica, técnica, física, e a gente conseguiu demonstrar tudo ali dentro da quadra", completou Duda. "Descansar, aproveitar, ser feliz nesse momento, estudar e amanhã a gente está de volta na final", finalizou a atleta.

O jogo teve um gostinho de revanche, já que as australianas foram as algozes de Bárbara Seixas e Carol Solberg nas oitavas de final em Paris. Mesmo perdendo o primeiro set na competição, o primeiro por 22 a 20, Ana Patrícia e Duda não se abalaram e buscaram a virada com 21 a 15 no segundo e 15 a 12 no terceiro. O jogo durou 57 minutos, com 49 pontos sofridos pela dupla brasileira, bem acima da média da equipe até então que era de de 28,4 pontos sofridos e 35 minutos e 40 segundos de jogo.

A grande decisão será disputada nesta sexta-feira, 09, a partir das 17h30 no horário de Brasília.

A dupla brasileira começou forçando o saque para cima das australianas, que respondiam tentando as largadas ou explorando o bloqueio de Ana Patrícia. A primeira parada apontou o placar de 8 a 4, depois de um erro de ataque de Clancy e um ace de Ana Patrícia.

Na volta da parada, Ana acabou errando dois ataques e o placar empatou em 10. Sem se abalar, a gigante brasileira virou mais uma bola para chegar ao 11.

A partir daí a partida foi se alterando entre empate e vantagem do Brasil no placar. Até que num bloqueio de Ana Patrícia, a vantagem aumentou para 14 a 12. Duda também entrou no jogo e num ataque fortíssimo colocou 16 a 13 no placar.

Num saque de Clancy, a linha balançou e a dupla brasileira pediu o desafio, que não foi concedido e as australianas encostaram de novo no placar: 16 a 15.

Dois ataques de Ana Patrícia recolaram a vantagem brasileiras no placar: 18 a 16. Mas a defesa voltou a funcionar, principalmente com Artacho, e as australianas empataram em 18 pontos.

Na volta do pedido de tempo da dupla brasileira, ponto de ataque de Duda. A recepção brasileira passou a ter problemas e as australianas passaram à frente pela primeira vez na partida: 20 a 19. Também dessa maneira, Mariafe conseguiu o 22º ponto da Austrália para fechar o primeiro set em 22 a 20.

No segundo set, um jogo de alto nível, com as duas duplas usando diferentes opções – largadas, paralelas, diagonais - para conseguirem confirmar seus pontos. Num erro de ataque de Clancy, que tentou explorar o bloqueio de Ana Patrícia, o Brasil passou à frente no placar pela primeira vez: 5 a 4.

Ana Patrícia seguiu soltando o braço, enquanto Duda usou toda a sua técnica para marcar o 7º ponto do Brasil colocando a bola no fundo da quadra adversária enquanto voava para defender. Um ponto que gerou um grito de “uau” das arquibancadas.

A tônica do time brasileiro seguia a mesma. Bom saque de Duda dificultando a recepção das adversárias e Ana Patrícia finalizando os pontos. 9 a 6 pro Brasil.

O bloqueio de Ana Patrícia começou a funcionar e o Brasil abriu quatro pontos, a maior vantagem do set até então: 13 a 9.

Artacho tentou um saque curto, mas a recepção funcionou e Duda conseguiu o 16º ponto brasileiro numa paralela curta. 16 a 11.

Um bloqueio de Taliqua sobre Ana Patrícia que acabou indo pra fora gerou polêmica. A arbitragem entendeu que tocou na brasileira antes de sair e as australianas encostaram no placar 16 a 13.

Mas a dupla brasileira não se abalou e seguiu abrindo vantagem, graças principalmente aos saques de Duda que complicaram demais a defesa da dupla da Austrália. O segundo set terminou 21 a 15 pro Brasil.

Era hora do terceiro e decisivo set. Como não poderia ser diferente, o equilíbrio seguiu e o jogo permaneceu sem nenhuma das duplas abrir vantagem. Num erro de saque de Duda/Ana Patrícia chegou ao 10º ponto, uma pequena vantagem que logo foi recuperada pelas australianas.

Num ataque lindo de Ana Patrícia, o Brasil fez 13 a 12. E depois de dois bons saques de Duda, elas conseguiram: 15 a 12 no tie-break e final olímpica. A dupla número 1 do ranking mundial vai para a disputa do ouro!

A campanha

A campanha até a semifinal pode ser considerada perfeita, já que venceram todos os cinco jogos anteriores por 2 a 0, com uma média de 28,4 pontos sofridos e 35 minutos e 40 segundos de duração.

Contra Marwa Abdelhady e Doaa Elghobashy, do Egito, na estreia, um jogo um pouco mais disputado. 21 a 14 e 21 a 19 em 37 minutos. As outras duas partidas da primeira fase foram mais tranquilas: 21 a 12 e 21 a 13 em Liliana Steiner e Paula Gutierrez, da Espanha, em 35 minutos; e 21 a 17 e 21 a 10 em Valentina Gottardi e Marta Menegatti, da Itália, em 35 minutos.

Já nas oitavas-de-final, contra Akiko Hasegawa e Miki Ishii, do Japão, nova vitória, com dois sets bem equilibrados: 21 a 15 e 21 a 16 em 38 minutos de jogo, a partida mais longas das brasileiras até então.

Publicidade

Leia Também:

Nas quartas-de-final, um jogo que começou complicado com cerca de 6 a 0 para Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da Letônia, no primeiro set, mas que acabou com a virada das brasileiras e nova vitória por 2 a 0: 21 a 16 e 21 a 10 em 32 minutos.

 

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!