Rede Nacional de Notícias

Sabado, 15 de Marco de 2025
Emilio Strapasson, ex-atleta e Presidente da CBDG, será Chefe da Missão Milão-Cortina 2026

Esportes

Emilio Strapasson, ex-atleta e Presidente da CBDG, será Chefe da Missão Milão-Cortina 2026

Esportes

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Falta apenas um ano para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. E para marcar a data, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) organizaram um grande evento na Arena Ice Brasil, em São Paulo. O ponto alto da celebração dos esportes de gelo e neve no Brasil foi o anúncio de Emilio Strapasson, ex-atleta de skeleton e atual Presidente da CBDG para o ciclo 2025-2028, como o Chefe da Missão Brasileira em Milão-Cortina 2026.

“Me sinto muito honrado com a indicação e agradecido ao Presidente Marco La Porta pela confiança. Ser Chefe de Missão é uma oportunidade de estar a serviço dos atletas desde agora, acompanhando a luta pela qualificação para os Jogos e preparando a logística da nossa delegação para que eles possam performar no seu máximo na Itália. Ser um atleta olímpico é uma conquista pessoal e coletiva, é a realização de um sonho e também é carregar a responsabilidade de representar todo um país. Meu trabalho será de dar todo o apoio, junto à equipe do COB e da CBDN, para que isso aconteça. Tenho certeza que teremos uma participação histórica no próximo ano”, disse Strapasson, que esteve perto de se classificar para Turim 2006.

Emilio Strapasson é empresário e gestor esportivo, conhecido por sua atuação no desenvolvimento dos esportes de inverno no Brasil. Nascido em Rio Grande (RS), Emilio foi o primeiro atleta de Skeleton do Brasil com participações em campeonatos continentais e no mundial de 2011, onde ficou entre os 30 melhores do mundo.

Após o fim do seu ciclo como atleta, se tornou o presidente da CBDG (2013-2017), quando sete atletas em três provas se classificaram para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, colaborando para compor a maior delegação da história do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno com 13 atletas.

Tem atuação importante junto à Federação Internacional de Bobsled e Skeleton, estando no segundo mandato como membro do Comitê de Desenvolvimento, onde colabora com sua experiência em superar obstáculos para transformar uma nação tropical em potência esportiva de inverno. Curiosamente, o Brasil chega muito forte para a disputa do skeleton, com Nicole Silveira. Além dela, Lucas Pinheiro Braathen, no esqui alpino, se colocou entre os melhores do mundo. A expectativa é que o Brasil tenha de 15 a 20 atletas e esteja representado de 6 a 8 modalidades.

“A um ano dos Jogos e com os resultados que o Brasil vem alcançando nesta temporada, confesso que as expectativas crescem bastante. Nosso melhor resultado até hoje foi o 9° lugar de Isabel Clark em 2006, em Turim, na Itália, e por uma feliz coincidência, será 20 anos depois, também na Itália, que teremos a chance de melhorar esta marca. A previsão, portanto, é de levarmos a maior delegação e obter os melhores resultados da história na nossa 10a participação em edições dos Jogos Olímpicos de Inverno".

Economista de formação, tem especialização em Marketing e Business Inteligence (PUC/RS) e gestão esportiva pelo CAGE (Curso Avançado em Gestão Esportiva), curso oferecido pelo Instituto Olímpico Brasileiro.

O evento
A comemoração de 1 ano para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 reuniu atletas, dirigentes do COB, da CBDG e da CBDN, autoridades como o Cônsul Geral de Primeira Classe em São Paulo, Domenico Fornara, imprensa e o Ginga, mascote do Time Brasil, que interagiu com praticantes de modalidades de gelo como curling, hóquei e patinação artística.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!