Rede Nacional de Notícias

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Governo de SP lança edital do Túnel Imerso Santos-Guarujá em parceria com a União

São Paulo

Governo de SP lança edital do Túnel Imerso Santos-Guarujá em parceria com a União

São Paulo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de São Paulo e o Governo Federal lançaram nesta quinta-feira (27), em Santos, o edital de concessão do Túnel Imerso Santos-Guarujá, com investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre Estado, União e iniciativa privada. A obra, marco de infraestrutura no Brasil, representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e logística na Baixada Santista. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), e integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

 

“Tem muita coisa boa acontecendo na Baixada Santista. Estamos felizes com os investimentos que têm vindo para a região. Há pouco tempo, estivemos aqui para anunciar R$ 7,5 bilhões em saneamento da Sabesp, falamos sobre a nova adutora que vai dar estabilidade ao sistema, do projeto da nova descida da Imigrantes, das diversas intervenções para tirar as pessoas das palafitas, da Fatec e entregamos ainda a reforma do terminal Praça da República. Mas faltava a cereja do bolo, o túnel Santos-Guarujá, que vai atender a todos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Publicidade

Leia Também:

“No futuro, vamos ver uma Baixada Santista completamente reformulada e temos que preparar a região para novidades como a transição energética. A vocação da Baixada é liderar esse processo, produzindo amônia verde e aço verde. Faremos isso formando mão de obra, cuidando de nossos jovens, oferecendo ensino profissional e trazendo investimento. Então, hoje é dia de celebrar a vitória do investimento e do entendimento. Entramos hoje para a história. Santos e Guarujá vão ganhar a ligação seca que era esperada há mais de 100 anos”, completou Tarcísio.

 

Também participaram do ato o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini; o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Marco Antonio Assalve; o diretor-geral da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper; e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, além de ministros, secretários e prefeitos da região.

 

 

O túnel será o primeiro imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros no leito do Canal do Porto de Santos. A estrutura contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

 

A concessão terá́ prazo de 30 anos, incluindo a construção, operação e manutenção do sistema. Cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos serão gerados durante as obras.

A concessionária será remunerada por meio de tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas acessórias. O critério de julgamento da licitação será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, garantindo maior eficiência e benefício à população. O leilão da parceria público-privada está marcado para 1º de agosto.

O Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo assinaram também a prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião, estendendo sua operação até 2057. Atualmente, o Porto possui uma configuração natural que o categoriza como a 3ª melhor região portuária do mundo. Isso se deve à profundidade natural do canal de navegação, que facilita a circulação de navios de grande porte. É um diferencial para os operadores de carga, que podem potencializar os embarques de seus produtos

 

Localizado no litoral norte paulista e administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), o Porto de São Sebastião também se destaca pelo seu constante compromisso com a modernização e expansão.

 

Recentemente, foram entregues novos armazéns, e o processo de arrendamento de um novo terminal está em andamento, com um investimento estimado de R$ 660 milhões. Esse novo terminal contará com dois berços de atracação para navios, além de melhorias no acesso e infraestrutura de apoio, como a construção de um pátio de caminhões, que permitirá uma circulação mais ágil de veículos.

Expansão da Linha 2-Verde

Durante a cerimônia, também houve anúncio de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para expansão da Linha 2-Verde do Metrô. Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, a obra vai ampliar a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha, na Linha 3-Vermelha. Desse aporte, R$ 2,4 bilhões serão provenientes de financiamento em processo de contratação junto ao BNDES.

 

O projeto prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Após a finalização, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da zona leste da capital, além de redistribuir a demanda de passageiros na rede de trilhos, trazendo mais conforto às pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!