Rede Nacional de Notícias

Sabado, 12 de Julho de 2025
Paracanoagem de São Bernardo conquista medalhas na II Etapa da Copa do Brasil

ABC

Paracanoagem de São Bernardo conquista medalhas na II Etapa da Copa do Brasil

São Bernardo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Além de contribuir para o ranking nacional, as disputas da modalidade também serviram como qualificatória para o Campeonato Mundial, na Itália


A equipe de São Bernardo da Paracanoagem voltou de Siqueira Campos, no Estado do Paraná, com medalhas na bagagem, reforçando todo o potencial na modalidade. No último final de semana, atletas de renome no cenário brasileiro disputaram a II Etapa da Copa Brasil, competição que reuniu mais de 40 atletas. O torneio, além de contribuir para o ranking nacional, também serviu como classificatória do Campeonato Mundial, marcado para agosto, na Itália.

Na categoria KL1 (200m), o atleta Luis Carlos Cardoso, vice-campeão nas Olimpíadas de Paris 2024, ficou com o ouro, após marcar o tempo de 00:46,76. Débora Raiza Benevides garantiu também a medalha de ouro, na categoria VL2 (200m), com o tempo de 01:01,02. Jean Carlos Penucci, por sua vez, conquistou a medalha de prata, ao alcançar o tempo de 00:41,78, na categoria KL3 (200m).

Publicidade

Leia Também:

“Agradeço a São Bernardo e a Associação pelo apoio que nos dão (no esporte). Somos reconhecidos nos campeonatos pela evolução que tivemos nos últimos anos e isso é graças à estrutura que temos”, salientou Débora. O time da cidade é uma parceria da Prefeitura com a Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo - a equipe treina na Represa Billings. 

Secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva frisou que São Bernardo tornou-se referência na modalidade, mediante valorização do esporte. “Quero parabenizar os atletas da paracanoagem que são referências para quem está começando na modalidade em nossa cidade. Aqui em São Bernardo o esporte paralímpico é valorizado e merecedor de destaque. Nosso time está entre os principais do Brasil.”

INSPIRAÇÕES - Luis Carlos Cardoso registra vasta lista de medalhas: prata nos 200m KL1 (caiaque) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; ouro nos 200m KL1 no Mundial da Hungria 2024; prata no caiaque no Campeonato Mundial em Halifax (Canadá) 2022; prata no caiaque nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; prata no caiaque no Mundial em Copenhague 2021; pentacampeão mundial na prova de canoa (Szeged 2019, Racice 2017, Duisburg 2016, Milão 2015 e Moscou 2014), entre outras premiações. Ex-dançarino, ele teve uma infecção em sua medula, em 2009, perdendo os movimentos das pernas. Pouco tempo depois, descobriu a canoagem.

Débora Raiza é outra atleta que acumula importantes resultados na carreira. Entre eles prata na canoa no Parapan-Americano de Halifax 2022; bronze na canoa no Mundial em Copenhague 2021; ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 de Dartmouth (Canadá); prata na canoa no Mundial de Racice (República Tcheca) 2017; ouro no caiaque no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia); prata na canoa no Mundial da Alemanha 2016 e bronze na canoa no Mundial de Milão 2015 (Itália). A atleta tem má-formação, o que causou atrofia nas pernas.

Já Jean Carlos Penucci sofreu acidente de trânsito em 2016. Ele andava de moto quando foi fechado por um caminhão, perdendo a perna esquerda. Em 2022, deixou a informática de lado para iniciar na Canoagem. Logo no primeiro ano, foi campeão brasileiro, sendo convocado para a Seleção.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!