Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 10 de Fevereiro 2026
Prefeitura de Ribeirão Pires já realizou mais de 1.700 testes durante o mês de conscientização ao HIV e ISTs 

ABC

Prefeitura de Ribeirão Pires já realizou mais de 1.700 testes durante o mês de conscientização ao HIV e ISTs 

Ribeirão Pires

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.


Com ações extramuro, equipes de saúde reforçaram as ações e estimularam a realização de testes em prol da prevenção 

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate ao HIV e ISTs durante o Dezembro Vermelho. Com a campanha Fique Sabendo, realizada pelo Governo do Estado, e também as ações municipais, as unidades da Atenção Primária - UBS e USFs - e o Serviço de Atenção Especializado realizou cerca de 1.745 testes de HIV, sífilis, Hepatites B e C, além da distribuição do autoteste. 

Equipes de saúde estão promovendo testes em locais como a Casa da Acolhida, OAB, entre outros, além da realização de testes gratuitos, com resultados em 30 minutos, realizados nas unidades de saúde e também no Serviço de Atenção Especializada (SAE). 

Publicidade

Leia Também:

A coordenadora do serviço de infectologia de Ribeirão Pires, Nanci Garrido, destaca que as iniciativas promovidas pela Prefeitura têm como objetivo estimular a realização de testes e combater tabus relacionados ao tema, reforçando a importância dessas ações para a saúde pública. "Nosso compromisso é incentivar o diagnóstico precoce e promover a conscientização da população. Queremos derrubar barreiras e mostrar que cuidar da saúde é um ato de prevenção e cuidado com a vida”.
Atualmente, o SAE acompanha 397 pessoas em tratamento contra o HIV. Vale destacar a queda no número de casos diagnosticados entre 2021 e 2024. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 14 novos casos, o menor número do período, representando uma redução de 44% em relação a 2021, quando 25 casos foram contabilizados, o maior índice registrado neste intervalo.

O equipamento da Prefeitura realiza testes e tratamentos de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Oferece o serviço também nas unidades da Atenção Básica - USF e UBS -, exceto para tratamento de sífilis, hepatites e HIV. Além disso, a equipe realiza diversas atividades extra muro, com testagens em comunidades terapêuticas, orientações e também promove atividades educacionais.

O SAE está localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro.

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR