O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu nesta segunda-feira (22) com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, no escritório da entidade em Paris. No encontro, eles debateram sobre vários projetos estratégicos para o futebol mundial. Desde o ano passado, Ednaldo Rodrigues integra o Conselho Executivo da Fifa, principal órgão executivo da entidade mundial.
A reunião foi a primeira de uma série de encontros que o presidente da CBF fará com Infantino e executivos da Fifa diariamente até quarta-feira (24). "Os encontros na Fifa foram muito produtivos. Discutimos vários projetos estratégicos da entidade. A partir de amanhã, vamos debater outras iniciativas que vão beneficiar diretamente o futebol brasileiro", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Após o encontro, o presidente da CBF participou do almoço concedido por Infantino aos representantes das Associações Nacionais que disputam o torneio olímpico. A Seleção Feminina estreia na competição na quinta-feira (25) contra a Nigéria, em Bordeaux. O time busca a inédita medalha de ouro olímpica. Ednaldo Rodrigues estará na cidade francesa acompanhando o confronto contra as africanas.
Nesta terça-feira (23), Ednaldo Rodrigues se encontra novamente com Infantino e executivos da entidade mundial no escritório na capital francesa. Na pauta, eles vão debater vários programas de financiamento para o desenvolvimento do futebol de base masculino e feminino, da arbitragem, além de novas iniciativas de combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação no esporte.
A CBF foi a primeira confederação nacional a desafiar os racistas com punições esportivas. No ano passado, a entidade incluiu no Regulamento Geral de Competições sanções para casos de racismo e outras formas de preconceito.
Em maio, a Fifa anunciou o Plano Global contra o Racismo que adotou punição esportiva para casos de racismo nas 211 países filiados.
Na quarta-feira (24), Ednaldo Rodrigues vai se reunir na Fifa para discutir detalhes da organização da Copa do Mundo Feminina de 2027. Em maio, com 119 votos de um total de 207 confederações participantes, a candidatura brasileira foi eleita para sediar a competição mais importante do futebol feminino durante o 74º Congresso da FIFA, realizado em Bangkok, na Tailândia.
A reunião de quarta-feira no escritório da Fifa em Paris será conduzida pelo secretário-geral da entidade, o sueco Mattias Grafström.
"Essa série de reuniões mostra a sintonia da Fifa com a CBF em prol de do futebol de excelência, moderno e justo", disse Ednaldo Rodrigues, que assistirá na sexta-feira (26) a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris.
Comentários: