Rede Nacional de Notícias

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
Primeiro trem da Linha 17-Ouro começa a ser transportado para a capital paulista

São Paulo

Primeiro trem da Linha 17-Ouro começa a ser transportado para a capital paulista

São Paulo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Às 18h deste sábado (7), o Metrô inicia o processo de transporte do primeiro trem da Linha 17-Ouro de Santos até a capital paulista. O processo de liberação aduaneira foi concluído, permitindo que a composição, que veio da China, seja colocada em carretas que vão fazer o transporte especial até o Pátio Água Espraiada, na zona sul de São Paulo, chegando no domingo (8) às 6h.

 

Todo o processo de subida da serra do mar envolve oito carretas. Serão cinco para cada um dos carros (vagões) que compõem o trem. Cada vagão pesa 16 toneladas. Ao todo, o comboio vai percorrer 70 quilômetros no trajeto do Porto de Santos até o Pátio da Linha 17-Ouro, na região da avenida Jornalista Roberto Marinho. Os outros três caminhões farão o transporte dos gangways, como são chamadas as estruturas de conexão entre os carros.

Publicidade

Leia Também:

 

As carretas do transporte dos trens têm 30 metros de comprimento, mais de cinco metros de altura e três de largura. Essa operação vai envolver cerca de 40 profissionais, entre gestores, motoristas, policiais e agentes de trânsito.

Por ser feita na madrugada de um fim de semana, a viagem levará apenas uma noite, pois reduz o impacto no tráfego dos locais por onde passará. Toda operação conta com o apoio da concessionária responsável pela rodovia dos Imigrantes. Ao entrar nos limites da cidade de São Paulo, a logística passa a contar com o auxílio do órgão municipal competente.

 

Após a chegada no Água Espraiada, será iniciado o processo de montagem do trem que pode levar até 30 dias, para depois começar os testes estáticos e dinâmicos nas vias já construídas no Pátio.

 

Ao todo, o Metrô adquiriu junto à empresa BYD 14 trens feitos exclusivamente para a Linha 17-Ouro. A primeira unidade veio ao Brasil de navio, navegando por 40 dias desde o porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China. A segunda composição será enviada ainda neste ano e o restante, ao longo do ano que vem.

 

Linha 17-Ouro

O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado e vem avançando nas obras com mais de mil pessoas envolvidas. O lançamento de vigas da via de operação comercial já foi concluído e há ainda atividades de fabricação das estruturas metálicas do Pátio Água Espraiada. Também já foram montados os aparelhos de mudança de via do pátio, instalada a primeira porta de plataforma, na Estação Vereador José Diniz, e instalados os trilhos de captação elétrica, bem como equipamentos do sistema de sinalização.

 

Em paralelo, ocorrem trabalhos na China para a fabricação de outros conjuntos de portas de plataforma e o sistema AARU (Unidade Automática de Receptividade Garantida) que faz parte do sistema de tração dos trens.

 

A meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026. O trajeto vai ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!