O programa Moeda Verde, desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, conquistou nesta terça-feira (26) o Prêmio Brasil de Gestão Pública 2026. A honraria, organizada pela ExpoGov Brasil no Transamérica Expo Center, em São Paulo, visa reconhecer e valorizar as melhores práticas de administração pública em território nacional. Criada em 2017, a iniciativa andreense chega agora ao seu sétimo prêmio, consolidando o município no cenário nacional e internacional de sustentabilidade. O projeto faturou o topo do pódio na categoria “Replicabilidade, escalabilidade e boas práticas consolidadas”, na qual competiu com propostas das prefeituras de Bento Gonçalves, Indaiatuba, Criciúma e da Controladoria Geral do Município de São Paulo.
O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, recebeu o troféu e destacou a eficiência do programa em solucionar gargalos sociais e ambientais simultaneamente. O Moeda Verde estimula moradores de comunidades vulneráveis a realizarem o descarte correto de resíduos recicláveis, trocando o material seco por alimentos do tipo hortifrúti. O prefeito Gilvan Ferreira celebrou a conquista, ressaltando o papel da política pública na promoção da dignidade e na preservação ambiental. Desde a sua criação, a iniciativa evitou o descarte irregular de 2,3 mil toneladas de recicláveis, que foram direcionados a cooperativas locais, e distribuiu mais de 460 toneladas de alimentos saudáveis em contrapartida.
Além do Moeda Verde, a Escola de Governo do Executivo Andreense (Egea), focada na capacitação e desenvolvimento de habilidades dos servidores públicos municipais por meio de cursos e workshops, também foi finalista do prêmio. A instituição disputou a categoria “Gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento de talentos”, dividindo o espaço com projetos de órgãos de grande relevância, como o Tribunal de Contas de Rondônia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Fundação Escola de Governo do Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Brusque.

Comentários: