Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Domingo, 31 de Maio 2026
Santo André alinha ações do plano nacional para pessoas com deficiência em Brasília

ABC

Santo André alinha ações do plano nacional para pessoas com deficiência em Brasília

Santo André

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, intensificou sua articulação com o Governo Federal no âmbito do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Novo Viver sem Limite. A iniciativa, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, visa ampliar e qualificar as políticas públicas voltadas ao segmento em todo o país. Para alinhar os projetos estruturantes, o secretário municipal da pasta, Eduardo Leite, e a adjunta, Laila Dell’Antonia Scarassati, reuniram-se em Brasília, na última segunda-feira (18), com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isadora Nascimento.

Durante o encontro institucional, a comitiva paulista apresentou a revisão do Plano Municipal de Ações Articuladas para as Pessoas com Deficiência, originalmente lançado em 2020. O documento foi reestruturado de forma intersetorial para se adequar às diretrizes do programa federal. Em nota técnica, a Secretaria Nacional elogiou o material de Santo André, destacando seu elevado grau de consolidação e o diagnóstico embasado em dados oficiais. A adesão do município ao Novo Viver sem Limite foi oficializada em 4 de março deste ano, garantindo à cidade acesso facilitado a repasses financeiros, cooperações técnicas e programas federais.

As ações do plano federal abrangem áreas como saúde, educação, mobilidade, trabalho e assistência social. O Novo Viver sem Limite é dividido em quatro eixos: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo; acessibilidade; e promoção de direitos econômicos e sociais. Para complementar a estratégia, Santo André criou um quinto eixo local focado em habitação e desenvolvimento urbano.

Publicidade

Leia Também:

A participação no programa exige que os municípios tenham conselho ativo, órgão gestor e plano próprio na área. Santo André cumpre todos os requisitos por possuir o Conselho Municipal (Comdef-SA), secretaria exclusiva e o plano revisado. A secretária adjunta Laila Scarassati ressaltou que a inclusão é uma pauta transversal e que a cooperação federativa fortalece o planejamento urbano.

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR