Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 30 de Abril 2026
Santo André intensifica fiscalização e registra aumento de 1000% em autuações por corte ilegal de árvores

ABC

Santo André intensifica fiscalização e registra aumento de 1000% em autuações por corte ilegal de árvores

Santo André

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa, registrou um salto expressivo no combate à supressão irregular de vegetação no primeiro trimestre de 2026. O número de autuações aplicadas saltou de 4, no mesmo período do ano passado, para 44 nestes primeiros três meses, representando um crescimento de 1000%. O avanço é resultado do fortalecimento das estratégias de controle ambiental, que incluem o uso de drones, cruzamento de dados e a ampliação das equipes de campo, além de uma participação mais ativa da população por meio de denúncias.

As infrações concentram-se principalmente em bairros como Campestre, Jardim, Jardim Bela Vista, Parque das Nações, Camilópolis e Parque Oratório. A fiscalização atua tanto em vistorias de rotina quanto no atendimento a solicitações de munícipes. Ao identificar irregularidades, como a falta de autorização ambiental para o corte, as autoridades aplicam advertências e multas. O responsável pelo dano também é obrigado a assinar um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para garantir a reparação e a devida compensação do ecossistema local.

O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, ressalta que o combate a esses crimes é vital para a regulação do microclima e a drenagem pluvial urbana. Ele destaca que a supressão de árvores em áreas particulares exige autorização prévia do Semasa. Em casos de risco iminente de queda, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Já as árvores em vias públicas são de responsabilidade da Prefeitura, enquanto podas que envolvem a fiação elétrica devem ser coordenadas junto à Enel.

Publicidade

Leia Também:

Dúvidas e denúncias podem ser registradas pelos telefones 0800-4848115, 4433-9300 ou pelo WhatsApp (11) 4433-9011.

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR