Rede Nacional de Notícias

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Santo André intensifica inspeções de fumaça preta na frota circulante do município

ABC

Santo André intensifica inspeções de fumaça preta na frota circulante do município

Santo André

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

 

Agentes do Semasa já vistoriaram mais de 220 veículos neste ano

Publicidade

Leia Também:

 

Frente às mudanças climáticas e com vistas a combater a emissão de gases de efeito estufa, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, intensificou as ações de fiscalização de emissões de fumaça preta em veículos a diesel da cidade. Desde o início do ano, a autarquia já efetuou 224 abordagens em diversas vias do município.

 

As blitze do ProAr (Programa da Qualidade do Ar) ocorrem de duas a três vezes por semana em corredores de grande circulação de veículos. As vistorias são realizadas em veículos a diesel e integram as ações de fiscalização ambiental da autarquia. As ações ocorrem com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

 

Em janeiro, já foram realizadas 11 operações, que resultaram em 45 veículos aprovados, 134 autos de infração ambiental (multas) e 45 advertências ambientais. As penalidades são aplicadas quando o valor da opacidade da fumaça está acima do permitido pela Resolução Conama. 

 

A multa aplicada pelo Semasa é de 500 FMPs (equivalente a R$ 2.776,95) e o proprietário tem 60 dias para efetuar a manutenção do veículo e apresentar laudo de opacidade aprovado para pleitear o abatimento de até 90% do valor da autuação. As advertências são aplicadas quando há alguma avaria mecânica no veículo que impeça o teste com o opacímetro (equipamento utilizado nas aferições). Os veículos aprovados recebem o selo de aprovação do ProAr 2025.

 

Em 2024, foram realizados 2.201 testes e os agentes estiveram em 20 pontos diferentes ao longo do ano. Além disso, os veículos a diesel pertencentes à frota pública do município e da SATrans também são inspecionados em caráter preventivo.

 

O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases que contribuem para o agravamento das mudanças climáticas e o material particulado, também presente na fumaça preta, é responsável para o aumento do risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e problemas neonatais como baixo peso e prematuridade.

 

De acordo com o Inventário de Gases de Efeito Estufa, elaborado pela Prefeitura de Santo André e o Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), o setor de transportes andreense corresponde a 34% das emissões do município, sendo que o diesel representa 26% dos combustíveis mais utilizados na cidade.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!