Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Domingo, 07 de Dezembro 2025
3º Fórum do Esporte debate políticas públicas e propostas legislativas para o esporte

Esportes

3º Fórum do Esporte debate políticas públicas e propostas legislativas para o esporte

Atletismo

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Atletismo Brasil participou do 3º Fórum Legislativo do Esporte, realizado pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26/11), em Brasília. As políticas públicas e propostas legislativas para o esporte foram o tema da pauta, num debate que reuniu parlamentares, atletas, gestores e especialistas.

Representando o Ministério do Esporte, o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo,  acentuou que o esporte é uma pauta transversal. "Não se pode falar em esporte sem se falar em educação, saúde e assistência social também." Para o secretário, a construção de uma política pública, com a continuidade dos trabalhos assegurada, sem que a cada quatro anos ou troca de governo seja preciso "começar do zero", é fundamental.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, falou no painel Esporte como política de Estado: atribuições para construir um Brasil esportivo. "A organização que toca de alguma maneira o movimento esportivo no Brasil tem que saber o seu papel e desempenhar a sua função da maneira correta. Só assim, junto com o nosso desempenho esportivo, nós seremos uma Nação Esportiva", afirmou.

Publicidade

Leia Também:

"Agradeço à Comissão do Esporte e fico muito feliz de ver que a mensagem da Nação Esportiva hoje é clara para todos. Muitos aqui citaram e vejo que todos entendem que não seremos uma potência olímpica se antes não formos uma Nação Esportiva."

Além de Fábio Araújo e Marco La Porta participaram como expositores Fernando Mezzadri, coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva e Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação.

O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, falou durante mesa-redonda em que se discutiu propostas de todos os setores para o esporte.

Dentro da filosofia de quebrar muros e construir pontes, ampliando o escopo de atuação e buscando soluções, Wlamir defendeu o envolvimento do Governo Federal, do Legislativo - "vimos a união em torno da aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte", comentou - parcerias de entidades do desporto escolar, universitário, de clubes, militar, confederações e entidades.

Falou do investimento da CBAt e em projetos que visam a "apresentar o atletismo, esporte base, para as crianças, em todo o Brasil", por uma Nação Esportiva. "Hoje temos 85 centros de formação em 20 Estados, remunerando profissionais para trabalhar o atletismo a partir dos 6 anos. Nós temos que parar de achar que a responsabilidade é só do Estado. Não, a responsabilidade é de cada um. Buscamos parcerias com governadores para construir pistas e fazer o básico. Para termos uma nação esportiva é preciso sair da zona de conforto, parar de reclamar e fazer, com responsabilidade", acentuou Wlamir. 

"Uma nação esportiva não é algo inatingível, mas sim fazer um pouco mais do que se acha que pode, rasgar o que nos limita e fazer o que o nosso sonho possibilita."

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR