Rede Nacional de Notícias

Domingo, 15 de Junho de 2025
52° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto tem início em Santo André

ABC

52° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto tem início em Santo André

Santo André

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Edição contou com 608 artistas inscritos, 38 selecionados e 9 deles premiados

O dia do aniversário de 472 anos de Santo André terminou na noite desta terça-feira (8) com um importante evento no Salão de Exposições do Paço Municipal: a abertura da 52ª edição do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. O início da visitação do público da tradicional mostra – que fica no espaço até 27 de junho – contou com a participação do prefeito Gilvan Junior.

 

Publicidade

Leia Também:

Para a formação do salão, a edição deste ano teve como membros da Comissão de Seleção e Premiação o curador Andrés Inocente, o crítico de arte José Bento Ferreira e a professora e pesquisadora de arte Lúcia Klück Stumpf.

 

Foram, ao todo, 608 artistas inscritos de todo o Brasil, sendo selecionados 38 artistas para expor ou apresentar suas obras, entre os quais 9 foram premiados. Estes trabalhos, consequentemente, serão incorporados ao acervo artístico da Prefeitura de Santo André e administrado pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto.

 

As inscrições vieram de 22 estados brasileiros, sendo as maiores representações de São Paulo (63%), Rio de Janeiro (7%) e Minas Gerais (5%). A diversidade de raça e cor também se fez presente, com inscritos que se identificaram como indígenas (1%), amarelos (4%), pretos (8%), pardos (13%) e brancos (69%).

 

“Para uma cidade avançar cada vez mais ela precisa, sim, de Saúde e de Educação, mas a Cultura também é essencial. A gente precisa dela para viver e para contar a história. Hoje é aniversário da cidade e estamos celebrando ‘cada canto, uma história; cada história, um orgulho’, respeitando muito todos aqueles que passaram pela história da cidade, pelo desenvolvimento que fez Santo André chegar até aqui, mas também apontando para o futuro, com a cultura viva, participativa e ativa”, destacou o prefeito Gilvan, que percorreu os corredores do Salão de Exposições, conheceu sobre as obras e até mesmo interagiu com alguns dos trabalhos mais imersivos.

 

“Este ano celebramos o 52º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Para mim, algo que resiste ao tempo por tantas décadas deve ser comemorado. A história é muito longa. E podemos hoje ter a oportunidade de compartilhar a produção da arte contemporânea de todo um país, incluindo artistas de nossa cidade e do ABC. A comissão de seleção e premiação fez um trabalho primoroso, procurando escolher diversas técnicas, desde a pintura às interações tecnológicas. As obras premiadas tornam-se acervo cultural da cidade, presente este à altura da aniversariante de hoje, Santo André”, pontuou a secretária de Cultura, Azê Diniz.

 

O artista andreense Pietro di Pompeii, que recebeu o Prêmio Estímulo, explora em sua obra o Moinho São Jorge, um dos símbolos da época industrial da cidade, em um trabalho realizado em diversas folhas de papel que individualmente trazem elementos do moinho e, conjuntamente, formam a própria construção da antiga fábrica. Outros dois artistas da região selecionados foram Thatiana Cardoso, de São Bernardo do Campo, e Vitória Fogaça, de São Caetano do Sul.

 

Os artistas selecionados e premiados foram: Alessandro de Castro Alvim (Prêmio Aquisição); Coralina De Sordi (Prêmio Aquisição); Diogo Nógue (Prêmio Aquisição); Elaine Fontes (Prêmio Aquisição); Génova Alvarado (Prêmio Aquisição); Mariana Longo (Prêmio Aquisição); Pietro di Pompeii (Prêmio Estímulo); Rafael Ski (Prêmio Aquisição); Tarcísio Benevides (Prêmio Aquisição); e Wesler Machado Alma (Prêmio Aquisição).

 

Já os artistas que completam a lista dos selecionados são: Ana Spett; Andrea Brazil; Andréia Kris; Carol Ambrósio; Cássia Olivier; Claudio Barros; Cláudio Souza; Coletivo Duas Marias; Gilio Mialichi; Jan M.O.; João Cardoso; Leandro Celestino; Livi Liu; Lívia Gomes; Liz Under; Lucas Flygare; Luiz Queiroz; Luiza Poeiras; Márcio Petini; Marina Schroeder; Naomi Shida; Patricia Ariane; Renata Amaral; Sabrina Savani; Thatiana Cardoso; Timóteo Lopes; Tonil Braz; e Vitória Fogaça.

 

Histórico - Criado em 1968, em plena ditadura militar, o Salão se constituiu como um espaço democrático que reúne público, artistas, curadores, pesquisadores e gestores em torno da missão de promover e difundir a arte contemporânea, abrindo-se para a pluralidade de produção artística e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível.

 

Nestes 55 anos o Salão abrigou parte significativa dos movimentos artísticos brasileiros, como a abstração geométrica, o novo realismo, a pop arte e arte postal, a geração 80, a produção da gravura, da fotografia, do videoarte e do graffiti, a explosão dos coletivos artísticos, das performances e arte digital, as intervenções urbanas e a arte pública.

 

Serviço

52º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

Data: de segunda a sexta, até 27/6/2025

Horário: das 10h às 17h

Local: Salão de Exposições do Paço Municipal (Saguão do Teatro Municipal)

Endereço: Praça IV Centenário, s/n°, Centro – Santo André

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!