Rede Nacional de Notícias

Sabado, 19 de Abril de 2025
ABRACE – Principal Associação de Cronista no Brasil completa 51 anos

Brasil

ABRACE – Principal Associação de Cronista no Brasil completa 51 anos

Jornalismo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira (07/01), a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) completa 51 anos, sendo a principal entidade de representação da imprensa esportiva no Brasil e a única com reconhecimento internacional.

Nos últimos anos, a principal pauta da ABRACE tem sido o da valorização do cronista esportivo, já que a CBF, e algumas Federações estaduais, têm tentado dificultar e até constranger o trabalho da imprensa que faz a cobertura e valoriza o futebol brasileiro.

“Não restam dúvidas que a eleição do Ednaldo Nunes representou um atraso ao futebol brasileiro. E um ponto de reflexão pois, em um futebol profissional como estamos tendo, não tem sentido ligas amadoras participarem de Federações. Isso tem que mudar urgentemente. Ednaldo, como presidente da CBF, é apenas o retrato das ligas amadoras mandando no futebol brasileiro”, analisa Artur Eugênio Mathias, atual presidente da ABRACE, preocupado com a involução do futebol no Brasil.

Publicidade

Leia Também:

ABRACE PARTICIPARÁ DE CONGRESSO INTERNACIONAL EM MAIO, NO MARROCOS

As dificuldades do trabalho da imprensa têm sido relatadas à AIPS INTERNACIONAL, entidade que representa e credencia a imprensa de forma mundial e da qual a ABRACE tem participação ativa.

Agora, em maio, a ABRACE irá representar o Brasil no Congresso Mundial da Imprensa Esportiva, que será realizado em Marrocos.

“Quando participamos de congressos internacionais, notamos como o cronista brasileiro é respeitado e admirado. Mas precisamos de uma maior participação de quem atua na crônica. O credenciamento não pode ser apenas para o profissional ter acesso à praça esportiva, mas uma forma de fortalecer a ABRACE”, comenta Artur Eugênio Mathias.

21 ASSOCIAÇÕES E CRIAÇÃO DE REGIONAL ESPECIAL EM ESTADOS

Atualmente 21 associações estaduais são filiadas à ABRACE, cujo Estatuto não permite que seja aceita a filiação de mais de uma entidade por Estado.

“Desde que esta diretoria assumiu a ABRACE, estamos buscando dar espaço e fortalecer as associações estaduais que defendem os interesses do cronista esportiva, jamais atuando de forma a tolher e limitar o trabalho do profissional. A função da ABRACE, e das associações a ela filiadas, é atuar como um facilitador do trabalho do cronista”, explica Artur Eugênio, acrescentando:

“Nesta atual gestão já apoiamos o surgimento de novas associações em Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina. E, em Pernambuco, que parece que a associação estadual está irregular e não tem legitimidade jurídica, estamos criando uma diretoria especial para fazer o credenciamento no Campeonato Pernambucano de 2025, de modo que o cronista pernambucano não fique abandonado”, finaliza o presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias.

ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS FILIADAS À ABRACE E SEUS PRESIDENTES

ACRE – ACEA – Demóstenes Nascimento

AMAPÁ – ACEAP – Carlos Brito

PARÁ – ACLEP – Gesiel Lopes

RONDÔNIA – APIER – Sandeimar Medeiros

TOCANTINS – ACETO – Wpresley Jorge

MARANHÃO  ACLEM – Tércio Dominici

CEARÁ – APCDE – Fran Nogueira

RIO GRANDE DO NORTE – APCE – Paulo Nogueira  

PIAUÍ – APCDE – Chico Costa

PARAÍBA – ACEPB – Aílton Cavalcanti

ALAGOAS – ACDA – Fernando Cedrim

SERGIPE – ACDS – Adel Ribeiro

GOIÁS – ACEEG – Lucimar Augusto da Silva

DISTRITO FEDERAL – ABCD – Rener Lopes

MATO GROSSO DO SUL – ACEMS – Antônio Coca

MATO GROSSO – AMACE – Jaques Brasil

SÃO PAULO – ACEISP – Artur Eugênio Mathias

MINAS GERAIS – AMCE – Luiz Carlos Gomes

ESPÍRITO SANTO – ACEC – Jair Oliveira

PARANÁ – APIEPAR – Chico Santos

SANTA CATARINA – ACCE – Jânio Flávio de Oliveira

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!