Rede Nacional de Notícias

Domingo, 09 de Novembro de 2025
Alison dos Santos está na final dos 400 metros com barreiras do Mundial de Tóquio

Esportes

Alison dos Santos está na final dos 400 metros com barreiras do Mundial de Tóquio

Atletismo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Alison dos Santos (Pinheiros-SP) está na final dos 400 metros com barreiras do Mundial de Tóquio. Campeão em Eugene-2022, o barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas – Piu ganhou o bronze na Olimpíada de Tóquio, em 2021, e repetiu o resultado em Paris-2024. A grande decisão será na sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília).

Piu foi o segundo melhor atleta da sua série semifinal, disputada na manhã desta quarta-feira (17/9), no Japão. O brasileiro fez o tempo de 48.16, atrás apenas do campeão olímpico, o norte-americano Rai Benjamin, com 47.95 – os dois primeiros colocados classificaram-se automaticamente à final.

"Eu esbarrei na segunda barreira e é o que acontece nessa prova: tem um ritmo para fazer, e se você vem muito rápido, acaba batendo. Eu paguei esse preço, fui muito agressivo e a barreira ficou um pouco perto. Mas agora eu sei o que eu tenho que corrigir para acertar o começo da prova e terminar forte", disse o brasileiro, que é orientado pelo técnico Felipe de Siqueira.

Publicidade

Leia Também:

Depois de ter sido campeão mundial em 2022, com recorde brasileiro e sul-americano (46.29), Piu foi 5º colocado no Mundial de Budapeste, em 2023, ano em que passou por uma cirurgia no joelho direito. "Eu estou animado, confiante para a final. Quero ir pra cima da medalha, quero estar no pódio, fazer um bom resultado. No último Mundial, eu fiquei fora do pódio por pouco e não quero ter aquela sensação de novo." 

O Brasil ainda mais dois representantes na semifinal dos 400 metros com barreiras. Matheus Lima (Pinheiros-SP) fez o mesmo tempo que Alison dos Santos (48.16), mas foi o 5º colocado, não passando à decisão – em seu primeiro Mundial, terminou na 10ª colocação geral. Também estreante na competição, Guilherme Viana (Orcampi-SP) fez 49.01 e terminou em 17º.

Nos 110 metros com barreiras, que teve a semifinal realizada na terça-feira (16/9), Thiago Resende (AE Taubaté) e Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) não avançaram para a final. Thiago terminou na 19ª posição, com 13.58 (-0.8), e Eduardo ficou em 21º, com 13.91 (-0.5). Nos 800 metros, Eduardo Ribeiro (Pinheiros-SP) parou nas eliminatórias, e ficou na 59ª posição (1:50.40).

A única final com presença brasileira nesta quarta-feira foi a do salto com vara. Juliana de Menis Campos (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) terminou sem marca, sem conseguir ultrapassar o sarrafo nas três tentativas a 4,45 m.

No lançamento do dardo, Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) fez 81,12 m como melhor marca e terminou na 19ª posição. Pedro Henrique Nunes (Pinheiros-SP), com 79,35 m, foi o 25º.

No salto triplo masculino, Almir Júnior ficou a uma posição da final – terminou a qualificação em 13º, com 16,79 m (0.6). Elton Petronilho (Pinheiros-SP), com 16,51 m (0.0) foi o 20º.

Entre as mulheres, na qualificação realizada na terça-feira (16/9), Gabriele Souza dos Santos (Pinheiros-SP) terminou na 28ª posição, com 13,54 m (0.7) e não passou à final – Regiclécia Santos (Pinheiros-SP) não teve saltos válidos. 

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )