Rede Nacional de Notícias

Domingo, 15 de Junho de 2025
Aprovação da coleta porta a porta de Santo André sobe para 89,6% e mantém liderança entre os serviços municipais

ABC

Aprovação da coleta porta a porta de Santo André sobe para 89,6% e mantém liderança entre os serviços municipais

Santo André

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pesquisa do Instituto Indsat mostra aumento de 6,2% em relação ao último levantamento

A coleta porta a porta de resíduos sólidos, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), mantém-se como o serviço urbano mais bem avaliado na cidade, registrando uma nova marca positiva, com 89,6% de aprovação da população, segundo pesquisa do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

A coleta recebeu 781 pontos entre os quesitos avaliados pelo instituto, demonstrando a qualidade e a efetividade do serviço, que permanece com Alto Grau de Satisfação. O levantamento aponta que 3,5% dos entrevistados classificaram os serviços como ótimos e 86,1% como bons. Em comparação ao último estudo, houve um aumento de 6,2%.

Publicidade

Leia Também:

“Santo André sempre se destacou pelo pioneirismo com políticas públicas e o compromisso com o meio ambiente. A coleta de resíduos é um serviço essencial que impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores, e por isso nosso objetivo é ir além. Queremos não apenas manter a excelência que nos consolidou como referência na gestão de resíduos, mas também inovar continuamente, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e sustentável”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.


De acordo com o Indsat, a avaliação de Santo André indica que a cidade está acima da média das cidades de grande porte analisadas pelo instituto, cuja pontuação média é de 742 pontos. Um aspecto positivo no novo levantamento é que a rejeição aos serviços caiu mais da metade em um ano, passando de 16% para 2,2%.

A coleta porta a porta está presente em 100% do município e envolve a remoção, o transporte e a destinação final adequada dos resíduos úmidos e recicláveis. Santo André é dividida em setores e os caminhões realizam a coleta dos resíduos orgânicos três vezes por semana.

A coleta seletiva é feita uma vez por semana, com exceção do Centro e do Bairro Casa Branca, que recebem o serviço de segunda a sábado. Vale destacar que Santo André foi pioneira no Brasil na implementação de um sistema de coleta seletiva porta a porta, há 28 anos.

Os resíduos úmidos são destinados ao Aterro Sanitário Municipal, também sob gestão do Semasa, enquanto os resíduos recicláveis são enviados às duas cooperativas de reciclagem parceiras do município. Mensalmente, em média, a cidade recolhe cerca de 19 mil toneladas de resíduos úmidos e quase 950 toneladas de resíduos secos.

A pesquisa do Indsat foi realizada junto a 600 moradores, com uma margem de erro de 4% e um nível de confiança de 95%.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!