E o São Caetano está fora do Campeonato Paulista da Série A4. Com o Azulão foi o acesso que para muitos era sonho, para outros era objetivo, para alguns era obrigação e outros até encaravam como uma certeza, mas na verdade o time novamente decepcionou o seu torcedor que marcou presença no estádio Anacleto Campanella. Foram 1.300 torcedores que estiveram presentes e fora aqueles que vieram torcer para a equipe do Nacional, a imensa maioria tentou ajudar a equipe em busca da difícil missão de vencer o rival da capital por três gols de diferença. Porém a realidade apresentada foi a sexta partida consecutiva sem vitória do time em um empate por 1x1 e a queda nas quartas de final do Paulistão. Três derrotas e três empates nos últimos jogos, uma queda clara de rendimento e agora fica somente o desapontamento dos torcedores e a certeza que algo precisa mudar na realidade do Azulão.
O time começou a partida pressionando sem dar espaço para a equipe adversária e criando oportunidades pelas pontas sempre com o olhar para a referência de ataque, Fábio Azevedo.
Passando dos trinta e dois minutos do primeiro tempo após uma boa jogada do atacante Wermeson pela esquerda a bola chegou no iluminado artilheiro do campeonato Fabio Azevedo que bateu cruzado marcando seu décimo terceiro gol na competição e enchendo o torcedor de esperança.
O Nacional sentiu bastante o golpe e deu espaço no seu campo para que o Azulão o pressionasse em busca do segundo ainda na etapa inicial, porém aos poucos começaram um processo de jogadas em contra ataque e até conseguiram marcar um gol que foi corretamente anulado pela arbitragem.
No início da segunda etapa o time voltou até mostrando um ritmo e volume de jogo para alcançar o segundo gol, mas aos poucos por consequência da atuação do adversário que começou a jogar com mais cadência no meio de campo e o natural nervosismo por conta da missão que a equipe possuía, as jogadas deixaram de ser tão perigosas e os espaços começaram a aparecer para lances de perigo do Nacional. Até que aos dezenove minutos o meia Daniel Costa chuta de longe e com um pane no sistema defensivo o mesmo jogador chegou na frente para pegar o rebote do goleiro na entrada da área e empatar o jogo, decretando a eliminação do Azulão.
A partir daí o São Caetano não conseguiu pressionar o adversário com a qualidade necessária e foi tranquilamente controlado em seus lances de ataque. No apagar das luzes a maior revelação da equipe no campeonato, o volante Miguelzinho de apenas dezessete anos que fez uma competição de altíssimo nível acabou recebendo um cartão vermelho, após cometer uma falta em um contra-ataque diante de dois atletas do Nacional.
Com o apito do árbitro no Anacleto Campanella foi embora desejo de ver o São Caetano na Série A3 em 2026 e ficou para o torcedor apaixonado a certeza que para voltar a comemorar grandes vitórias terá que ter paciência e resiliência.
Agora com exceção aos atletas que possuem idade para disputar o Paulista Sub-20 o restante deve ser dispensado já que a Copa Paulista deve iniciar somente em meados de agosto.
Que todos possam ter discernimento e se desproverem de vaidades para assumirem cada um suas responsabilidades e de forma propositiva buscarem na correção do dia a dia a evolução em busca de uma nova realidade para o São Caetano.
“E Seja o que o Adhemar Quiser!!!”