Rede Nacional de Notícias

Sabado, 14 de Junho de 2025
CBF lamenta morte do Papa Francisco

Brasil

CBF lamenta morte do Papa Francisco

Brasil

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A CBF lamenta profundamente a morte do papa Francisco. De acordo com o Vaticano, Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano.

O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

Publicidade

Leia Também:

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamenta profundamente a morte do pontífice e decreta luto de uma semana, além de minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade. Francisco gostava de futebol. Ele era torcedor do San Lorenzo, da Argentina.

O combate à pobreza sempre foi sua prioridade. Ao ser apontado como o novo papa, ele escolheu o nome de seu novo título em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pobres.

“É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do papa Francisco, um dos grandes nomes da luta pela paz no mundo. Ele tinha um olhar especial para o esporte. Ele acredita que o esporte era um dos fatores de transformação, como instrumento de uma cultura de paz na sociedade", afirmou Ednaldo Rodrigues, que se encontrou com o pontífice em setembro de 2022 no Vaticano.

No encontro, o presidente da CBF presenteou o pontífice com duas camisas da seleção brasileira. Na ocasião, Ednaldo firmou com o Papa a “Declaração do Esporte Para Todos”, documento cujo compromisso é incentivar a integração da sociedade por meio do esporte.

A reunião ocorreu por conta da Cúpula Internacional do Esporte, uma iniciativa do Vaticano para discutir o esporte como ferramenta de desenvolvimento das pessoas em todo o mundo.

"O papa foi um dos grandes incentivadores da luta da CBF contra o racismo no futebol e também para trabalhamos para que o esporte seja um vetor decisivo para inclusão de todos, com competições de pessoas com deficiência, indígenas e diversos setores muitas vezes marginalizados. A Declaração do Esporte para Todos nos deu ainda mais força para seguir nesta jornada. Foi fundamental o chamado do papa para as entidades esportivas, atletas e torcedores fazerem a sua parte", disse Ednaldo Rodrigues.

 

Fonte CBF

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!