Rede Nacional de Notícias

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 21 de Abril 2026
Encontro nacional traz novas ferramentas contra manipulação de jogos esportivos

Brasil

Encontro nacional traz novas ferramentas contra manipulação de jogos esportivos

Brasil

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

O Governo Federal anunciou o desenvolvimento de ferramentas digitais e de um manual de diretrizes para aprimorar o combate à manipulação de resultados em competições esportivas no Brasil. As medidas são resultado do I Encontro Técnico Nacional sobre Combate à Manipulação de Resultados Esportivos, encerrado nesta semana, e marcam o início da consolidação de uma política pública para a integridade do esporte.

Segundo o Ministério do Esporte, o encontro representa um “processo contínuo de formação e cooperação, fundamental para a consolidação da Política Nacional de Combate à Manipulação de Resultados Esportivo”. A reunião permitiu que autoridades, especialmente delegados de todo o país, trocassem experiências em busca de uma atuação uniforme e cooperativa contra o crime esportivo.

Publicidade

Leia Também:

Duas iniciativas centrais foram apresentadas durante o encontro, ambas elaboradas pelo Grupo de Trabalho composto pelos Ministérios do Esporte, da Fazenda, da Justiça e pela Polícia Federal:

Plataforma Cívica Digital: Desenvolvida pela Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia da UnB, a ferramenta permitirá o monitoramento em tempo real das competições, a apresentação de denúncias anônimas, e a análise de dados por meio de painéis interativos. Seu principal recurso é a utilização de inteligência artificial para emitir alertas automáticos sobre atividades suspeitas.

Manual de Combate à Manipulação de Resultados Esportivos: O documento estabelece diretrizes para a atuação preventiva e repressiva, fornecendo conhecimento técnico e metodológico consolidado para as autoridades.

O diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal, Denis Cali, destacou a importância do manual como ponto de partida, ressaltando que, em muitos casos, há dificuldade até mesmo na correta tipificação do crime esportivo.

Para garantir a disseminação do conhecimento, todas as atividades e programações dos três dias de evento foram gravadas. Nos próximos dias, o material será editado e disponibilizado por meio de videoaulas em uma plataforma de formação continuada de acesso restrito.

O Ministério do Esporte informou que este conteúdo permitirá às forças policiais "estudar, revisar e consultar os conteúdos sempre que necessário".

O secretário Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, Giovanni Rocco Neto, reforçou o objetivo de manter a rede de cooperação ativa. “Nossa ideia é criar essa rede para que vocês possam se comunicar e troquem experiências entre vocês e façam o trabalho da melhor forma,” disse o secretário.

Comentários:
Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rede NN
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR