O Fluminense confirmou vaga diretamente nas oitavas de final da Copa Sul-Americana! Em confronto direto nesta quinta-feira, no Maracanã, o Flu fez valer o fator casa e superou o Once Caldas-COL por 2 a 0 com gols no primeiro tempo: Martinelli e Kevin Serna foram os autores; jogo válido pela 6ª e última rodada do Grupo F.
Com o resultado, os tricolores fecham a chave na liderança somando 13 pontos, já os colombianos vão à repescagem por ficarem na vice-liderança, totalizando 12 pontos ganhos. Os cariocas voltam a campo, na 11ª rodada do Brasileirão, neste domingo (01), às 20h30 contra o Internacional no Beira-Rio, enquanto os Albos encaram o San Antonio Bulo Bulo-BOL nos play-offs.
A vitória era o único resultado que interessava e o Fluminense foi efetivo logo no primeiro minuto com bola rolando. Arias cruzou da direita e a defesa do Once Caldas afastou mal; Martinelli pegou a sobra e, da entrada da área, estufou a rede. Pouco depois, Serna fez boa jogada pela esquerda e tocou rasteiro no braço de Cardona, mas o VAR interveio e anulou o pênalti.
Os tricolores seguiram dominantes, mas o sistema defensivo dos colombianos se ajustou e fechou melhor os espaços. Os Albos reagiram quando Mateo García recebeu de Barrios e mandou perigosamente. Logo em seguida, após escanteio, Everaldo cabeceou torto e Thiago Silva não completou. A pressão persistiu e o placar foi ampliado: Martinelli recuperou e mandou na área; Arias resvalou e Serna encobriu o goleiro.
Na volta do intervalo, o Fluminense teve Nonato na vaga de Martinelli, já o Once Caldas mexeu três peças de uma vez só. Mais cautelosos, os cariocas chegaram mais perto de fazer o terceiro gol: Arias foi lançado pela esquerda, limpou para a perna direita e parou numa boa defesa de Aguirre. Pouco depois, Everaldo caiu na pequena área ao tentar dominar, contudo a arbitragem nada marcou.
Explorando a pouca criatividade da equipe visitante, o time do Rio de Janeiro baixou seu ritmo ofensivo e controlou melhor o resultado. Renato Gaúcho realizou substituições pontuais para testar novos jogadores e variações dentro das quatro linhas, garantindo assim a vitória segura e a classificação direta às oitavas de final.