Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sediou hoje a primeira reunião da Força-Tarefa da Casa Branca, criada para supervisionar os preparativos para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025™ e a Copa do Mundo da FIFA 26™ , e confirmou que "ajudará a planejar o maior, mais seguro e mais extraordinário torneio de futebol da história".
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, e o secretário de Transportes, Sean Duffy, entre outros membros do governo dos EUA e da administração da FIFA, também participaram da reunião em Washington, DC. O presidente dos EUA confirmou Andrew Giuliani como diretor executivo da Força-Tarefa, bem como a nomeação de Carlos Cordeiro, conselheiro sênior do presidente da FIFA, como conselheiro sênior da Força-Tarefa.
“Esta será uma oportunidade única de mostrar a beleza e a grandeza dos Estados Unidos e mal podemos esperar para receber torcedores de futebol de todo o mundo”, disse o presidente dos EUA. “Ordenei a toda a minha equipe que faça tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar a Copa do Mundo (da FIFA) um sucesso sem precedentes... Vai ser muito especial. Juntos, garantiremos que a Copa do Mundo (da FIFA) de 2026 seja o torneio de futebol mais bem organizado que o mundo já viu.”
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse estar animado com o apoio e o comprometimento consistentes do governo do presidente Trump. "O mundo inteiro se concentrará nos Estados Unidos da América, e a América dará as boas-vindas ao mundo. Todos que quiserem vir aqui para aproveitar, se divertir, celebrar o jogo poderão fazê-lo nas cidades-sede, nas 11 cidades espalhadas pelo país."
“Nós temos, e o mundo tem, total e inteira confiança nos Estados Unidos e em todos os parceiros, em todas as agências, para garantir que traremos ao mundo algo que eles nunca viram e provavelmente nunca mais verão”, disse ele, acrescentando que os dois torneios gerariam quase US$ 50 bilhões em produção econômica para os Estados Unidos da América e criariam quase 300.000 empregos.
A Copa do Mundo FIFA 26 , que será co-sediada com Canadá e México de 11 de junho a 19 de julho de 2026, contará com 48 seleções disputando 104 partidas em 16 cidades , tornando-se a maior e mais inclusiva dos 96 anos de história da competição. A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 , sediada exclusivamente pelos EUA de 14 de junho a 13 de julho de 2025, reunirá os 32 melhores clubes do mundo pela primeira vez, disputando 63 partidas em 12 estádios em 11 cidades , na maior e mais inclusiva competição global de clubes já realizada.
Também estavam presentes Scott Bessent, Secretário do Tesouro; Pam Bondi, Procuradora-Geral; Howard Lutnick, Secretário de Comércio; Todd Young, Senador dos EUA; Shelley Moore Capito, Senadora dos EUA; Darin LaHood, Representante dos EUA; Bryan Steil, Representante dos EUA; Kash Patel, Diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI); Steve Feinberg, Secretário Adjunto de Defesa; Christopher Landau, Secretário Adjunto de Estado; Russ Vought, Diretor do Escritório de Gestão e Orçamento; Maribel Alcantara, Departamento de Operações de Segurança Interna; e Nick Luna, Assistente do Presidente e Chefe Adjunto de Gabinete para Implementação Estratégica.
Um papel fundamental na participação da FIFA na força-tarefa será Carlos Cordeiro, um dos principais líderes empresariais e organizacionais do futebol, que foi nomeado para seu cargo atual em setembro de 2021 para aconselhar a FIFA sobre novas iniciativas estratégicas para o crescimento do esporte em todos os níveis.