A FIFA e a organização Global Citizen anunciaram nesta segunda-feira (11/5) as primeiras organizações comunitárias beneficiadas pelo Fundo da FIFA e Global Citizen para a Educação. Ao todo, 27 instituições de futebol de base, espalhadas por dez países, receberão financiamentos que variam entre 50 mil e 250 mil dólares para apoiar programas que unem ensino de qualidade e prática esportiva para crianças em comunidades vulneráveis.
Lançado em 2025, o fundo estabeleceu a meta de arrecadar 100 milhões de dólares até o encerramento da Copa do Mundo da FIFA 2026™. Até o momento, a iniciativa já captou mais de 30 milhões de dólares por meio de doações filantrópicas, parcerias corporativas e receitas provenientes da venda de ingressos de eventos como o Mundial de Clubes FIFA 2025™ e o próximo Mundial de seleções. Metade do valor arrecadado será destinado ao programa Football for Schools (F4S) da FIFA, focado no desenvolvimento comunitário através do esporte.
O primeiro grupo de selecionados inclui organizações da África, Ásia, América do Norte e América do Sul. No Brasil, o Instituto Rede Tênis foi a instituição escolhida para receber o aporte. Segundo a FIFA, as entidades selecionadas atuam em regiões críticas, onde as taxas de pobreza superam 60% e menos de 15% dos estudantes concluem o ensino médio. O processo de escolha foi rigoroso, com mais de 3.500 candidaturas auditadas pela Foundation Source para garantir a conformidade e a transparência no uso dos recursos.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou que a iniciativa coloca o poder de união do futebol em prática para investir no futuro das crianças, especialmente em ambientes desafiadores. Hugh Evans, cofundador da Global Citizen, reforçou que o acesso à educação pode salvar vidas e que o impacto do fundo se estenderá para além das salas de aula, ajudando a quebrar ciclos de pobreza nas comunidades atendidas.
O conselho consultivo do fundo conta com figuras públicas como o ator Hugh Jackman, os cantores Shakira e The Weeknd, além de atletas como Serena Williams e o brasileiro Kaká. As organizações que promovem o acesso à educação e ao esporte já podem se inscrever para o segundo ciclo de subvenções através do portal oficial da Global Citizen.

Comentários: