A segunda-feira de eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo da FIFA 26™ foi eletrizante, marcada por uma virada improvável da Itália e uma goleada da Croácia. O dia também teve vitórias importantes de Suíça, Dinamarca, Escócia e Ilhas Faroé, que se aproximam da classificação.
A seleção italiana, sob o comando de Gennaro Gattuso, manteve seu 100% de aproveitamento em um jogo de tirar o fôlego. Em um duelo com nove gols, a equipe de Moise Kean, que marcou duas vezes, virou o placar nos acréscimos, com um golaço de Sandro Tonali, e garantiu a vitória por 5 a 4 sobre Israel. O resultado levou a Azzurra à segunda colocação do Grupo I.
Já a Croácia assumiu a liderança do Grupo L com uma goleada de 4 a 0 sobre Montenegro. Kristijan Jakic, Andrej Kramaric, Ivan Perisic e um gol contra de Edvin Kuc garantiram o triunfo.
Outros resultados da rodada
No Grupo B, a Suíça assumiu a liderança ao vencer a Eslovênia por 3 a 0, com gols de Nico Elvedi, Breel Embolo e Dan Ndoye. Em outra partida do grupo, Kosovo surpreendeu a Suécia e venceu por 2 a 0, alcançando sua segunda vitória na história das eliminatórias.
A Dinamarca se recuperou de um início ruim de campanha e venceu a Grécia por 3 a 0, com gols de Mikkel Damsgaard, Andreas Christensen e Rasmus Højlund. A Escócia conquistou sua primeira vitória ao derrotar Belarus por 2 a 0, com gols de Che Adams e Zakhar Volkau (contra).
No confronto entre as duas piores equipes da eliminatória, as Ilhas Faroé venceram Gibraltar por 1 a 0, com gol de Martin Agnarsson. O resultado eliminou matematicamente Gibraltar, que segue sem pontos na competição.