Rede Nacional de Notícias

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
Papa Leão XIV realiza primeira visita de Estado ao Palácio do Quirinal, residência oficial do Presidente da Itália

Mundo

Papa Leão XIV realiza primeira visita de Estado ao Palácio do Quirinal, residência oficial do Presidente da Itália

Internacional

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na terça-feira, o Papa Leão XIV foi recebido em visita de Estado no Palácio do Quirinal pelo presidente Sergio Mattarella. Durante o encontro, foram debatidos temas como a paz na Faixa de Gaza e na Ucrânia, as relações entre a Itália e o Vaticano, além de pautas sociais como trabalho, natalidade e apoio às famílias.

Em seu discurso, Mattarella afirmou: “Aspiramos a um caminho estável de paz no mundo; vivemos tempos de grandes dificuldades.” Ele observou que, em muitos casos, prevalece a lógica do mais forte, e que grupos e povos sofrem, sendo especialmente atingidas as comunidades cristãs, que têm um papel de moderação, especialmente no Médio Oriente.

O presidente defendeu uma solução de dois Estados entre Israel e Palestina como “a única esperança de paz para o futuro”, pedindo uma cessação definitiva dos confrontos na Faixa de Gaza que favoreça a estabilidade na região e nos Lugares Santos. Sobre a Ucrânia, destacou que, quase quatro anos após o início do conflito, continuam os impactos humanos graves e a necessidade de “desarmar as mentes e as palavras”.

Publicidade

Leia Também:

Também o Papa Leão XIV fez apelos à paz, justiça, equidade e cooperação entre os povos. Agradeceu ao governo italiano pela ajuda em situações de conflito e pobreza, com atenção especial às crianças de Gaza, e pediu condições dignas de trabalho, proteção às famílias e suporte à maternidade e paternidade, sobretudo para famílias jovens.

A visita seguiu os protocolos diplomáticos: o cortejo papal entrou no Quirinal por volta das 10h40, acompanhado por 12 motociclistas e 32 corcéis.

 O Papa atravessou a curta fronteira entre o Vaticano e a Itália a pé, em direção à Piazza Papa Pio XII, onde foi oficialmente recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Antonio Tajani e por Alfredo Mantovano, subsecretário do Palazzo Chigi.

Na troca de presentes, Leão XIV ofereceu um mosaico do Coliseu feito pelo Estúdio de Mosaicos do Vaticano e uma cópia autografada da Exortação Apostólica Dilexi. Mattarella retribuiu com uma gravura do século XVII da escultura de Alessandro Algardi para o altar de São Leão Magno na Basílica do Vaticano, além de uma biografia de Santa Rosa de Lima de 1827.

Este é o primeiro encontro formal de Estado do Papa Leão XIV com o presidente italiano no Quirinal, embora ambos já tenham participado juntos de outras cerimônias e compromissos.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )