Rede Nacional de Notícias

Sabado, 19 de Abril de 2025
Prefeitura realiza nebulização para combater a dengue em São Caetano

ABC

Prefeitura realiza nebulização para combater a dengue em São Caetano

São Caetano do Sul

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 


Dentro da ampla estratégia da Prefeitura para combater a dengue em São Caetano do Sul, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizaram nesta quarta-feira (19/3) a nebulização com inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. A ação foi concentrada nas ruas e avenidas do Bairro Olímpico.


A nebulização é realizada com o Cielo ULV, inseticida eficaz contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e recomendado pelo Ministério da Saúde – não configura risco à população e ao meio ambiente.

Publicidade

Leia Também:


“Esse inseticida é para combater o mosquito alado, adulto, que está sobrevoando a cidade e é responsável pela transmissão autóctone”, explicou o médico veterinário do CCZ, Francisco Sarti.


Além da nebulização, os agentes do CCZ visitam pontos estratégicos (como cemitérios e ferros-velhos) a cada 15 dias; fiscalizam periodicamente hospitais, unidades de Saúde e locais com grande circulação de pessoas; e verificam denúncias de possíveis criadouros do mosquito, que podem ser feitas pelo telefone 0800 7000 156 ou pelo e-mail denunciaccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.


Há também ação em parceria com os agentes comunitários de Saúde, que levam orientações à população de casa em casa, incluindo dicas para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e esclarecimentos sobre sintomas, que podem incluir febre alta, dores musculares intensas, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.


O apoio da população é fundamental para que o combate à dengue se dê de maneira efetiva. Piscinas e imóveis abandonados, recipientes descobertos, como bacias e potes, além de vasos, pneus, garrafas e qualquer outro objeto com acúmulo de água são propícios para a proliferação do Aedes aegypti. A população também deve verificar ralos e calhas, entre outros itens.


Neste ano São Caetano tem registrados 173 casos de dengue, sendo 116 autóctones e 57 importados, quando a transmissão ocorre em outro município. Não há óbito pela doença.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!