2 de outubro de 2025 – A contagem regressiva para a inédita Copa do Mundo da FIFA 26™ ganhou um novo e significativo marco nesta quinta-feira com o lançamento da adidas TRIONDA, a bola oficial do torneio. O design, inovador e vibrante, é uma clara homenagem aos três países-sede – Canadá, México e Estados Unidos – e incorpora tecnologia avançada para auxiliar a arbitragem.
O nome TRIONDA, que significa "três ondas" em espanhol, celebra o fato histórico de que a competição será sediada conjuntamente por três nações. O esquema de cores – vermelho, verde e azul – remete às bandeiras dos países anfitriões.
A adidas desenvolveu uma nova construção de quatro painéis com geometria fluida, que replica o movimento das ondas sugerido no nome. Esses painéis se unem no centro para formar um triângulo, simbolizando a união das três nações.
Cada país é representado por um ícone em dourado, que também faz referência ao Troféu da Copa do Mundo: a folha de bordo para o Canadá, uma águia para o México e uma estrela para os Estados Unidos.
"A Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 26 está aqui e é linda!", declarou Gianni Infantino, presidente da FIFA. "Estou feliz e orgulhoso por apresentar TRIONDA. A adidas criou outra bola icônica para a Copa do Mundo da FIFA, com um design que representa a união e a paixão dos países-sedes Canadá, México e Estados Unidos."
Além da estética, a TRIONDA incorpora inovações de performance. A construção de quatro painéis possui costuras intencionalmente profundas, que prometem ótima estabilidade no ar e atrito distribuído uniformemente. Ícones em relevo, visíveis apenas de perto, aumentam a aderência em condições de campo molhado ou úmido.
A bola também volta a apresentar tecnologia conectada, com um chip sensor de 500Hz que rastreia cada movimento em tempo real. Os dados precisos são transmitidos ao árbitro de vídeo auxiliar (VAR), aprimorando a tomada de decisões, especialmente em lances de impedimento.
O lançamento da TRIONDA intensifica a expectativa para a 23ª edição do mundial. Ele segue anúncios recentes, como a revelação dos mascotes oficiais, o compromisso da FIFA de doar 1 USD para o Fundo Global de Educação Cidadã para cada ingresso vendido, e o sucesso da pré-venda de ingressos, com mais de 4,5 milhões de fãs inscritos no sorteio da Visa.
A bola estará nos pés dos jogadores nas próximas janelas internacionais de outubro e novembro, nas quais mais nações garantirão suas vagas. A expectativa agora se volta para o aguardado sorteio final da Copa do Mundo da FIFA 26, marcado para 5 de dezembro, em Washington, D.C.