A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires prendeu em flagrante, no último sábado (2), um homem acusado de descumprimento de medida protetiva no bairro Jardim Serrano. A detenção foi viabilizada pelo uso do "Botão do Pânico" do aplicativo Ana, ferramenta tecnológica acionada pela vítima após sofrer ameaças do agressor. O alerta emitido pelo sistema permitiu que a Central de Comunicação da GCM deslocasse equipes rapidamente ao local, resultando na localização e abordagem do suspeito a poucos metros da residência da vítima. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia e permanece à disposição da Justiça.
Ribeirão Pires pioneira na região ao implantar o aplicativo Ana em 2022, conta atualmente com 247 mulheres com medidas protetivas cadastradas no sistema. Segundo o prefeito Guto Volpi, o investimento em tecnologia e a integração das forças de segurança são fundamentais para garantir respostas rápidas e prevenir o feminicídio no município. Dados da Secretaria de Segurança indicam que, em 2025, foram registradas 15 prisões por violência doméstica na cidade, sendo que seis delas ocorreram especificamente por descumprimento de ordens judiciais de proteção. No mesmo período, o aplicativo foi acionado em cerca de 30 ocasiões.
A rede de proteção municipal também dispõe da Patrulha Maria da Penha, que realiza rondas 24 horas para o acompanhamento das vítimas, além da Sala de Acolhimento Ana, instalada na base da GCM. Complementando as ações de segurança, a Coordenadoria da Mulher oferece suporte jurídico, psicológico e encaminhamento aos serviços de saúde. Para casos de risco iminente, a prefeitura disponibiliza o Programa Casa Abrigo, garantindo acolhimento sigiloso para mulheres e seus filhos. Interessadas em realizar o cadastro no aplicativo Ana devem comparecer à sede da GCM com documentos pessoais e o registro da medida protetiva.

Comentários: