A Prefeitura de Santo André deu início, nesta quinta-feira (3), à programação do Mês da Mobilidade, iniciativa que reúne ao longo de setembro uma série de ações educativas voltadas para a segurança no trânsito, a convivência entre os diferentes usuários das vias e ao incentivo a formas mais sustentáveis de deslocamento pela cidade.
A primeira atividade da programação foi promovida na Rua Itambé, em frente à Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM, com foco nos usuários do transporte público. Durante a ação, equipes realizaram abordagens educativas e orientações sobre convivência segura, respeito e comportamento responsável nos deslocamentos, reforçando a importância da participação de todos na construção de um trânsito mais humano e seguro.
A escolha da região central para abrir a programação levou em consideração o grande fluxo diário de pessoas que utilizam o transporte coletivo, além da integração entre diferentes modos de deslocamento. A iniciativa também reforça a importância do respeito aos demais passageiros, aos espaços públicos e aos profissionais que atuam no sistema de transporte.
“O Mês da Mobilidade deixa claro que em Santo André temos uma política de trânsito baseada principalmente na educação e na preservação da vida. Todos nós precisamos, diariamente, fazer a nossa parte para que os deslocamentos sejam mais seguros, respeitosos e acessíveis”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Ao longo do mês, a programação contemplará diferentes públicos e situações do trânsito, incluindo pedestres, motociclistas, motoristas, caminhoneiros, usuários do transporte coletivo e a comunidade em geral.
Na terça-feira (8), será realizada uma ação educativa dedicada à segurança dos motociclistas, na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, na Vila América. Já na quinta-feira (10), a Rua Coronel Oliveira Lima recebe atividade voltada à segurança dos pedestres, com orientações sobre travessia segura e convivência entre os diferentes usuários da via.
Outro destaque serão as aulas de patinete, em parceria com a empresa Jet, nos dias 12 e 13 (sábado e domingo), no Centro de Educação para Mobilidade (CEM), localizado na Sabina. A atividade terá orientações práticas para utilização segura do equipamento e circulação responsável.
Nos dias 14 e 15 (segunda e terça), serão realizadas exposições de cadeiras de rodas em diferentes pontos da cidade. A iniciativa tem como objetivo promover a sensibilização sobre mobilidade reduzida, respeito às vagas exclusivas e importância das rotas acessíveis.
No dia 16 (quarta-feira), a Avenida dos Estados recebe uma operação educativa direcionada a caminhoneiros, com orientações sobre pontos cegos em retrovisores, distância segura e convivência com veículos de grande porte. No dia 17 (quinta-feira), a programação chega ao Polo Petroquímico, com palestra sobre segurança no trânsito e simulação dos efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas na direção por meio de óculos de realidade virtual.
Drive-Thru da Mobilidade - Um dos destaques da programação será o Drive-Thru da Mobilidade, nos dias 18 e 19 (sexta e sábado), no Paço Municipal. A atividade contará com estações educativas e participação de parceiros, abordando temas como manutenção preventiva, segurança viária e atitudes responsáveis no trânsito.
No dia 22 (terça-feira), Santo André participará do Dia Mundial Sem Carro, com uma atividade especial na Avenida Portugal. Motoristas serão orientados e receberão material educativo para estimular a reflexão sobre o uso do automóvel e valorizar os modos ativos e coletivos de deslocamento.
A programação segue no dia 23 (quarta-feira), com uma operação educativa para carros e motos no cruzamento da Avenida das Nações com a Rua Oratório. Encerrando a agenda, no dia 25 (sexta-feira), a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Ilhéus, recebe um evento em celebração à Semana Nacional do Trânsito, voltado aos funcionários e com foco na responsabilidade compartilhada para a construção de um trânsito mais seguro.
“É muito importante iniciarmos o Mês da Mobilidade em um local que representa justamente a integração dos diferentes modos de deslocamento da nossa cidade. Aqui temos diariamente milhares de usuários do transporte coletivo, além de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas compartilhando o mesmo espaço. Nosso trabalho é orientar, conscientizar e mostrar que cada um tem seu papel para construirmos uma mobilidade mais segura, respeitosa e humana”, frisa o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se