Rede Nacional de Notícias

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024
Seleção Brasileira enfrenta o Chile nesta quinta pelas Eliminatórias

Futebol

Seleção Brasileira enfrenta o Chile nesta quinta pelas Eliminatórias

Seleção Brasileira

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Seleção Brasileira encara o Chile, às 21h, no Nacional de Santiago, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Será o 76º confronto entre as duas Seleções ao longo dos mais de cem anos de duelos entre os d.ois países dentro de campo. A partida será transmitida pelo Grupo Globo nas diversas plataformas.

O técnico Dorival Júnior já definiu o time, que contará com o atacante Igor Jesus e o lateral-esquerdo Abner como novidades. A Seleção terá no setor ofensivo o talento de Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus.

"Chegou a hora, chegou um momento muito bom para todos os jogadores, para mostrar mesmo o que é o Brasil, onde a gente merece estar. Com certeza, todos que foram convocados têm em mente fazer isso, de voltar a fazer o Brasil ganhar jogos, de a torcida também gostar dos nossos jogos quando vai ao estádio", disse o atacante Savinho, destaque do Manchester City no início da temporada europeia.

Publicidade

Leia Também:

O Brasil precisa da vitória em Santiago. A Amarelinha ocupa a quinta posição das Eliminatórias, com dez pontos. Já os chilenos estão na nona colocação, com cinco pontos.

O confronto com o Chile tem muita história. Em mais de um século, as seleções se enfrentaram em 75 partidas, com 53 vitórias do Brasil, 14 empates e oito triunfos do Chile, com 170 gols brasileiros e 61 chilenos.

Andreas Pereira, Martinelli, Abner e Fabrício Bruno durante treino pela Seleção Brasileira no CT do Palmeiras, em São PauloCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

Último encontro

O duelo mais recente marcou a despedida da Seleção do Brasil, antes da Copa do Mundo de 2022. Em 24 de março de 2022, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o time então comandado por Tite goleou por 4 a 0, com gols de Neymar, Vinicius Jr., Philippe Coutinho e Richarlison. Foi nesse jogo em que Vini balançou as redes pela primeira vez com a Amarelinha.

São 14 compromissos entre Brasil e Chile pelas Eliminatórias, com dez vitórias brasileiras, duas chilenas e dois empates. O resultado mais elástico aconteceu em 4 de setembro de 2005, no Mané Garrincha, onde Adriano (três vezes), Robinho e Juan marcaram na goleada por 5 a 0.

Em Copas do Mundo, a Seleção Brasileira e a chilena disputaram a vitória quatro vezes. A primeira se deu na campanha do bicampeonato mundial, em 13 de junho de 1962, na semifinal. No palco da partida desta quinta-feira (10), o Nacional de Santiago, Garrincha e Vavá marcaram duas vezes cada e garantiram a vaga na decisão por 4 a 2.

Na Copa de 1998, em 27 de junho, a Amarelinha também venceu por 4 a 1, no Parque dos Príncipes, em Paris, com dois gols de Cléber Sampaio e de Ronaldo Fenômeno, e na Copa de 2010, em 28 de junho, por 3 a 0, com Juan, Luís Fabiano e Robinho, no Ellis Park Stadium, em Joanesburgo.

Na Copa de 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Brasil avançou às quartas de final sobre o Chile. Após o 1 a 1 no tempo normal, com gol de David Luiz, os brasileiros se classificaram por 3 a 2, nos pênaltis.O primeiro jogo entre Brasil e Chile aconteceu em 8 de julho de 1916, pela Copa América, em Buenos Aires. Os times empataram em 1 a 1. Demósthenes marcou para o Brasil.

 

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!