O Papa Francisco teve uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde segue internado para tratar uma pneumonia bilateral, que compromete ambos os pulmões. A atualização foi divulgada pelo Vaticano na manhã desta quinta-feira (6).
Na quarta-feira (4), a Santa Sé informou que o estado de saúde do pontífice permaneceu estável, sem novos episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo, e sem febre. "Como previsto, ele recebeu oxigenação suplementar de alto fluxo, sem necessidade de recorrer novamente à ventilação mecânica não invasiva", comunicou o Vaticano.
Aos 88 anos, Francisco está hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente diagnosticado com bronquite, o quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na última terça-feira (20), uma tomografia identificou uma pneumonia bilateral.
Ainda não há previsão de alta. Segundo a Santa Sé, o papa permanecerá internado pelo tempo necessário para garantir uma recuperação segura antes de retornar para casa.