Rede Nacional de Notícias

Sabado, 14 de Junho de 2025
Virada Cultural terá Metrô e trens 24h e reforço na segurança

Cultura

Virada Cultural terá Metrô e trens 24h e reforço na segurança

Cultura

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante a Virada Cultural 2025, período com shows gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, o Governo de São Paulo terá uma operação especial para garantir segurança e mobilidade a quem for curtir o evento. No fim de semana dos dias 24 e 25 de maio, trens e metrô funcionarão de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Além disso, haverá reforço no policiamento nas ruas e uma programação especial nos equipamentos culturais do Estado.

Trens durante a Virada Cultural

De sábado para domingo, os trens da CPTM vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Neste período, entre 00h e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros.

O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).

Publicidade

Leia Também:

Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda. Os colaboradores da CPTM estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos.

Metrô durante a Virada Cultural

Já no Metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre os dias 24 e 25 da Virada Cultural. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.

Haverá trens extras de prontidão, que poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. O quadro de funcionários da segurança e estação também terá reforço.

Reforço no policiamento

Durante o fim de semana da Virada Cultural, o Governo de São Paulo mobilizará 4,2 mil policiais militares, com apoio de aproximadamente 900 viaturas. A estratégia de segurança também inclui monitoramento em tempo real, por meio de câmeras fixas e móveis, drones operados pelos Comandos de Policiamento de Área, e o sistema Olho de Águia.

Os shows também contarão com reforço na segurança. Haverá a instalação da Sala de Gerenciamento de Incidentes, com a participação integrada das unidades da Polícia Militar e de demais órgãos envolvidos. Além disso, a PM usará torres de observação posicionadas nos principais palcos, contribuindo para a segurança do público e a rápida resposta a qualquer eventualidade.

Programação cultural

Os equipamentos culturais do Estado de São Paulo aproveitam a Virada Cultural para oferecer uma programação especial. As atrações incluem shows e exposições especiais em museus. Confira os destaques:

Tributo a Rita Lee

Em show gratuito, a cantora Mel Lisboa apresenta versões acústicas de grandes sucessos da rainha do rock nacional em formato intimista, com voz e violão.

  • Quando: domingo, 25 de maio, das 13h às 14h
  • Onde: Parque Villa-Lobos – Entrada pelo portão principal à Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou pelo acesso à biblioteca, à Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros
  • Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.
  • Mais informações em www.bvl.org.br

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa terá horário de funcionamento estendido no fim de semana da Virada Cultural. O Museu funcionará até às 21h, com entrada permitida até às 20h, e está localizado na Praça da Luz, Centro Histórico de São Paulo. O visitante terá diversas atrações para conferir:

Exposição principal e mostra temporária Fala Falar Falares

Com curadoria de Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, a Fala Falar Falares celebra os sotaques brasileiros. Já a exposição principal destaca a diversidade do português falado no Brasil e em outras partes do mundo.

  • Quando: sábado, dia 24 de maio, das 9h às 21h (com entrada permitida até as 20h); de terça a domingo, das 9h às 16h30
  • Preço: R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia) | Grátis para crianças até 7 anos | Grátis aos sábados e aos domingos      
  • Onde: acesso pelo Portão A
  • Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

Sarau no Museu – Homenagem a Paulo Leminski e Alice Ruiz

Com Bruna Beber, Caetano Romão, Mirella Amorim e Bruna Lucchesi

  • Quando: sábado, dia 24, das 17h às 18h30
  • Onde: no Pátio B
  • Preço: grátis

Luz na Tela – Exibição do filme ‘Cine Holliúdy’

A exibição da comédia nacional “Cine Holliúdy” faz parte do projeto Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu. Com direção de Halder Gomes, o longa acompanha a rotina do personagem Francisgleydisson, papel de Edmilson Filho, que luta para manter o cinema de uma cidade do interior cearense funcionando nos anos 1970. A principal ameaça dele é a chegada da televisão aos lares de seus vizinhos. 

O curta-metragem ”Narrativas de Identidades: Entre Documentos e Vida”, dirigido por Mariana Brazales e desenvolvido no contexto do Festival Arquivo Aberto de 2024, realizado pelo Arquivo Histórico Municipal, também será exibido. 

  • Quando: sábado, dia 24, às 19h
  • Onde: no Pátio B
  • Preço: grátis

Domingo no Museu – Caravana Lúdica

A Caravana Lúdica conta com jogos, brincadeiras e tabuleiros para que todas as pessoas possam brincar livremente.

  • Quando: domingo, dia 25 de maio, das 11h às 16h
  • Onde: no Pátio B
  • Preço: grátis

Visita ao prédio da Estação da Luz

  • Quando: aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
  • Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria
  • Preço: grátis

Visita à exposição principal

  • Quando: aos sábados e domingos, às 10h e às 13h
  • Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria
  • Preço: grátis

Museu das Culturas Indígenas

Virada Cultural no MCI: artes e brincadeiras indígenas
Quando: sábado, dia 24, das 14h às 16h

Virada Cultural no MCI: Roda de Toré
Quando: sábado, dia 24, das 16h às 17h

Retirada de ingresso no site do Museu das Culturas Indígenas

Outras atrações

A cidade de São Paulo contará com outras atrações durante o fim de semana da Virada Cultural. O CultSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, participa da Virada com o evento “K-DAYS CultSP PRO”, uma programação especial gratuita voltada à cultura pop coreana. Saiba mais aqui.

A Avenida Paulista também será tomada de eventos culturais no final de semana. O circuito Paulista Cultural inclui Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles – IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista. Veja aqui a programação do Paulista Cultural para a Virada Cultural.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!