A Seleção da Nigéria é forte nas jogadas que começam com bola parada e nos contra-ataques, e usa bastante a força física para se impor no jogo. Possui um time experiente, em que a maioria de suas atletas atua na Europa. Essas características da seleção africana foram destacadas pelo técnico Arthur Elias nas últimas reuniões em Bordeaux.
Na preparação da Seleção Brasileira para a partida de estreia nas Olimpíadas de Paris, nesta quinta-feira (25), no Estádio de Bordeaux, Arthur treinou a equipe com várias recomendações. Uma delas: ter o controle do jogo.
“Importante que nossos objetivos foram cumpridos até aqui e conseguimos consolidar nosso modelo de jogo. A Nigéria é uma equipe forte, tem atletas com muita velocidade e uma transição muito boa, explora bem a bola aérea, com jogadoras que estão em boa fase nos seus clubes”, disse o treinador brasileiro.
Ele ressaltou ainda a qualidade da defesa nigeriana, que não foi vazada em três das quatro partidas que fez pela Copa do Mundo da Austrália, em 2023.
“Analisamos muitos jogos da Nigéria de um ano e meio para cá. É uma seleção que toma poucos gols. Tanto que na Copa do Mundo do ano passado, acabou eliminada apenas no mata-mata, e nas cobranças de pênaltis, após um empate de 0 a 0 com a Inglaterra, que foi vice-campeã.”
Brasil e Nigéria estão no Grupo C do torneio feminino de futebol das Olimpíadas. Têm a companhia de Japão e Espanha, que se enfrentam também nesta quinta-feira, no Estádio La Beaujoire, em Nantes.