O Palmeiras recebeu o São Paulo neste domingo (18), em Choque-Rei que aconteceu no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Brasileirão, e saiu de campo celebrando a vitória conquistada no último minuto, por 2 a 1. Flaco López abriu o placar e Luciano empatou. Mais tarde, Lázaro teve gol anulado por posição de impedimento de Flaco, e o artilheiro palmeirense garantiu a vitória com gol de cabeça, no último minuto.
A vitória levou o Palmeiras a 41 pontos, na quarta colocação, encostando no terceiro colocado Flamengo, que tem dois jogos a menos – 23 dos paulistas contra 21 dos cariocas. Com a derrota, o São Paulo segue fechando o G-6, com 38 pontos, logo atrás do Bahia, com os mesmos 38.
Em clássico onde vários dos jogadores mais importantes dos rivais foram poupados, o show logo no início ficou por conta da torcida palmeirense, que não poupou esforços para apoiar a equipe. Do outro lado, o São Paulo com seis minutos já viu Ferreira, um dos poucos titulares, pedir substituição por um incômodo no joelho, dando lugar ao jovem lateral-esquerdo Patryck.
Enquanto isso, o Palmeiras criou as primeiras oportunidades. Com maior risco, Flaco López aproveitou a sobra no cruzamento de Raphael Veiga e de voleio quase abriu o placar, mas finalizou por cima. Depois, foi a vez do camisa 23 arriscar em pancada rasteira, mas Rafael agarrou.
O São Paulo foi chegar com perigo quando o relógio marcava 27 minutos. André Silva recebeu na área, girou o corpo e bateu no contrapé de Weverton, mas o goleiro fez uma defesaça quando buscou a finalização rasteira.
Três minutos depois, Wellington Rato viu Patryck disparar e tocou no lateral, que chegou batendo rasteiro. Weverton não alcançou, e a bola triscou a trave esquerda. O Palmeiras respondeu com Richard Ríos soltando uma pancada de fora, mas Rafael espalmou. Depois, André Silva protagonizou nova tentativa são-paulina, mas Weverton agarrou.
Em tabela pela direita, Estêvão deixou com Marcos Rocha, que cruzou para Raphael Veiga emendar de canhota, mas Rafael agarrou a bola no meio do gol. Apesar das oportunidades, o intervalo chegou antes da primeira bola na rede.
O Palmeiras voltou mais organizado na segunda metade, enquanto o São Paulo demonstrava ansiedade. Com quatro minutos, novamente Estêvão chegou pela direita e tocou para Veiga, que bateu de primeira, mas Rafael defendeu sem dificuldades.
Aos seis, Richard Ríos fez jogada pela direita e Zé Rafael bateu da entrada da área. Estêvão desviou na entrada da pequena área e Flaco López completou para o fundo da rede, quando o auxiliar indicou impedimento. No VAR, a posição do camisa 42 foi revisada, e o gol palmeirense validado após Moreira dar condição de jogo, explodindo a torcida no Allianz Parque.
Atrás no placar, o auxiliar Maxi Cuberas colocou Luciano e Lucas Moura nos lugares de Michel Araújo e Moreira, desfazendo a linha de cinco defensiva. Minutos depois, Patryck sofreu uma dura queda após disputa no alto e caiu desacordado em campo. Depois de minutos de atendimento, o lateral foi retirado de campo em ambulância, já consciente, para a entrada de Alan Franco.
O Palmeiras oxigenou com as entradas de Vanderlan, Aníbal Moreno e Felipe Anderson. Aos 26, o São Paulo incendiou o jogo quando Ferraresi recebeu pela direita. Da linha de fundo, o zagueiro improvisado tocou para André Silva, que fez o pivô e ajeitou para Luciano dominar e bater rasteiro, empatando em 1 a 1.
Quatro minutos depois, Felipe Anderson aproveitou a bobeada de Alan Franco para roubar a bola e disparar pela direita. O camisa 9 inverteu a bola do outro lado, encontrando Lázaro, que bateu e fez o 2 a 1, levantando o torcedor palmeirense. No entanto, o gol foi para revisão no VAR, e um impedimento de Flaco López foi detectado na finalização de Lázaro, por interferência na visão do goleiro.
Já na reta final, o confronto caiu de rendimento, e o placar de 1 a 1 parecia definido. Aos 50, Felipe Anderson driblou Luciano e foi derrubado. O camisa 10 havia recebido amarelo quando chutou a bandeirinha de escanteio, em comemoração ao gol de empate, e acabou expulso de campo pelo segundo cartão.
Aos 57 minutos, o último dos 12 acrescidos por Raphael Claus, Rony levantou a cabeça da esquerda e cruzou na área com curva. Flaco López foi no terceiro andar e de cabeça desviou para o gol aberto, já que Rafael saiu atrasado e não teve chances de defesa, abrindo 2 a 1 para o Palmeiras e decretando a vitória no Allianz Parque.