O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (22), na Academia de Futebol, depois da vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no sábado (20), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. A novidade foi o retorno do meio-campista Richard Ríos, vice-campeão da Copa América pela Seleção Colombiana e um dos destaques do torneio.
Os atletas que foram titulares no fim de semana fizeram recovery na parte interna do centro de excelência, enquanto o restante, incluindo Ríos, realizou atividades técnicas no campo. As primeiras foram duelos entre atacantes e defensores (poucos jogadores de cada lado) com ênfases em transições e contra-ataques. Na sequência, houve um trabalho técnico com mais atletas nas equipes. O atacante Lázaro, em transição física, participou da movimentação em tempo integral.
O lateral-direito Mayke, substituído contra o Cruzeiro, foi diagnosticado com um edema na coxa direita, e o zagueiro Murilo sofreu uma entorse no tornozelo direito. Ambos já iniciaram tratamento no Núcleo de Saúde e Performance (NSP).
Após o treino, o atacante Dudu, titular no sábado, falou sobre o seu atual momento. “Muito feliz (com a chance de jogar), é muito gratificante. Quando eu ponho a camisa do Palmeiras, me sinto leve, solto. Infelizmente tive essa contusão, dei um passo para trás no número de jogos e na minha vida aqui dentro do Palmeiras. Mas pude voltar e agora jogar de titular. Agradeço o carinho da torcida neste meu retorno, não só no jogo contra o Cruzeiro, mas nos outros também, em que venho ganhando essa minutagem. Pude ir bem e a começar a fazer minhas jogadas que o torcedor está acostumado a ver, então espero que daqui para frente possa ser só evolução a cada jogo, a cada lance, para ganhar confiança e voltar a ser aquele Dudu que todo mundo conhece”, disse o camisa 7, que completou 200 embates com a camisa do Verdão no Allianz Parque.
O Baixola está próximo também de alcançar a marca de 450 partidas pelo Maior Campeão do Brasil – ao todo, ele soma 449 jogos, sendo 413 como titular, além de 88 gols e 102 assistências. “É muito importante um jogador poder fazer história dentro do clube. Nesses 450 jogos, são 12 títulos e estou conseguindo fazer isso aqui no Palmeiras. Fico muito feliz por isso, completei 200 jogos dentro do Allianz Parque, então eu estou feliz por ter a confiança do Palmeiras, do torcedor. Sem eles, não seria capaz de completar esses recordes. Espero que eles continuem nos apoiando porque esse ano vai ser difícil, vamos entrar em um mês muito difícil e contamos com o apoio deles, com o carinho no estádio para estarmos fortes como sempre fomos durante estes anos”, afirmou o camisa 7, que, no sábado, isolou-se como atleta com mais partidas pelo Palmeiras no Brasileiro, com 233, deixando Emerson Leão, com 232, na segunda posição.
O atacante comentou ainda sobre o compromisso contra o Fluminense, na quarta (24), às 21h30, no Maracanã, pela 18ª rodada do Brasileirão. “O Fluminense tem grandes jogadores, não estava vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro, mas já conseguiu uma vitória fora de casa importante contra o Cuiabá. São os atuais campeões da Libertadores, então temos de entrar com muito respeito e focados porque temos os nossos objetivos dentro do campeonato e, seja contra o Fluminense ou qualquer outro time, o nosso desejo é somar pontos e ganhar jogos para, lá no final, brigar pelo título”, analisou, antes de valorizar a força do elenco alviverde.
“É muito importante você ter grandes jogadores, né? Para quando precisarmos, estarmos preparados. Eu acho que o Palmeiras tem isso, tem grandes jogadores, outros grandes jogadores que vêm da base, que estão nos ajudando. Precisamos, cada vez mais, estarmos unidos e focados, tanto os jogadores como a comissão técnica. Todos que trabalham no CT, a torcida, para termos grandes conquistas durante este ano”, concluiu.
Comentários: