Rede Nacional de Notícias

Sabado, 12 de Julho de 2025
Yane Marques celebra eleição da primeira mulher presidente do COI na história

Esportes

Yane Marques celebra eleição da primeira mulher presidente do COI na história

Esportes

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A eleição de Kirsty Conventry, bicampeã olímpica natação e nascida no Zimbabue, para Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), na quinta-feira, dia 20, é um marco para o esporte mundial. A escolha da primeira mulher na história para liderar o Movimento Olímpico é motivo de celebração em todo o mundo, mas especialmente no Brasil. Também pioneira no comando da gestão esportiva nacional, a Vice-Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, exaltou a importância e o simbolismo da vitória de Kirsty, a primeira mulher africana a presidir o COI em 130 anos de existência da entidade máxima do esporte mundial.

“Aconteceu mais um fato inédito, pela primeira vez uma mulher eleita presidente do COI. Muito legal e histórico. Kirsty Coventry é mãe, ex-atleta, tem sete medalhas olímpicas, e tem uma longa missão pelos próximos oito anos à frente dessa entidade que rege o esporte olímpico internacional. Estou muito feliz. Kirsty, você me representa”, declarou a vice-presidente do COB, Yane Marques.

A trajetória de Kirsty até a presidência do COI traz muitas semelhanças com a de Yane, Marques, primeira mulher a ocupar a vice-presidência na história do COB. Assim como Kirsty, Yane também é medalhista olímpica – bronze no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos Londres 2012 –, foi membro, vice e presidente da Comissão de Atletas do COB (CACOB), e focou sua carreira pós-alto rendimento na política esportiva. Já presidente eleita do COI, conquistou sete medalhas olímpicas, é ex-membro da Comissão de Atletas e integrante do Comitê Executivo da entidade internacional.

Publicidade

Leia Também:

“Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira da África. Espero que esta votação seja uma inspiração para muitas pessoas. Tetos de vidro foram quebrados hoje, e estou totalmente ciente das minhas responsabilidades como modelo”, afirmou Kirsty Coventry.

“O esporte tem um poder inigualável de unir, inspirar e criar oportunidades para todos, e estou comprometido em garantir que aproveitemos esse poder ao máximo. Junto com toda a família olímpica, incluindo nossos atletas, fãs e patrocinadores, construiremos sobre nossas bases fortes, abraçaremos a inovação e defenderemos os valores de amizade, excelência e respeito. O futuro do Movimento Olímpico é brilhante, e mal posso esperar para começar", completou a presidente eleita do COI.

Kirsty Coventry, aliás, tem uma relação de longa data com o Brasil. Em sua época como atleta de natação, defendeu o Minas Tênis Clube na edição de 2011 do Troféu Maria Lenk. Na ocasião, demonstrou toda sua qualidade e saiu da competição com quatro medalhas de ouro. Ela foi a grande vencedora dos 100m e 200m costas, além dos 200m e 400m medley na ocasião.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!