Após se tornar o jogador com mais partidas na história do futebol mundial, o goleiro Fábio foi homenageado pelo Fluminense ao término do duelo com o América de Cali (COL), na noite desta terça-feira (19/08), no Maracanã. Emocionado depois de sua partida de número 1391, a que o fez ultrapassar a lenda inglesa Peter Shilton e quebrar o recorde, o ídolo tricolor recebeu um prato e um quadro comemorativo das mãos do presidente Mário Bittencourt e do vice Mattheus Montenegro. Sua família também esteve presente.
"Só tenho motivos para agradecer a Deus, que me permitiu viver esse momento especial, alcançar essa marca gigantesca. Foi uma emoção muito grande viver isso, ainda por cima ter a minha família ao meu lado no momento das homenagens. É uma satisfação enorme alcançar esse recorde vestindo a camisa do Fluminense, que me abriu as portas. Agora é seguir jogando e buscando novas conquistas a cada jogo", disse ele.
A série de homenagens começou antes mesmo de a bola rolar. Um vídeo foi exibido no telão do Maracanã, para delírio dos mais de 35 mil tricolores presentes. Durante o jogo, Fábio vestiu uma camisa com um patch especial para celebrar a marca histórica.
O Fluminense produziu também um copo comemorativo para Fábio. O item foi vendido para os torcedores em todos os setores do estádio.
A festa pela marca histórica de Fábio ficou completa com o resultado da partida. Com a vitória por 2 a 0, o Fluminense confirmou a classificação para as quartas de final da Conmebol Sul-Americana. A equipe agora aguarda o vencedor do confronto entre Lanús e Central de Córdoba, ambos da Argentina, para conhecer seu adversário na próxima fase da competição continental.
A história de Fábio com o clube começou em 2022, aos 41 anos, mas o goleiro fez a idade ser um mero detalhe e logo caiu nas graças da torcida com atuações enormes e defesas memoráveis. Desde então, o Tricolor se tornou o segundo clube pelo qual Fábio disputou mais jogos na carreira, com 235 partidas.
Em sua quarta temporada pelo Fluminense, o goleiro foi peça fundamental nos títulos recentes do clube. Foi com a camisa tricolor que Fábio conquistou a competição mais importante de sua vitoriosa carreira: a Conmebol Libertadores de 2023. Além da Glória Eterna, o atleta levantou o troféu da Conmebol Recopa 2024 e dos Campeonatos Cariocas de 2022 e 2023.
Top 5 atletas com mais jogos disputados no futebol mundial:
1- Fábio (1391 partidas)
2- Peter Shilton (1390 partidas)
3- Cristiano Ronaldo (1284 partidas)
4- Rogério Ceni (1265 partidas)
5- František Plánička (1187 partidas)
Jogos disputados por Fábio por clube:
1- Cruzeiro (976 partidas)
2- Fluminense (235 partidas)
3- Vasco (150 partidas)
4- União Bandeirante-PR (30 partidas)
Comunicação/FFC
Fotos: Lucas Merçon e Marcelo Gonçalves/FFC