Rede Nacional de Notícias

Sabado, 14 de Junho de 2025
Último sábado do pré-Carnaval de Rua 2025 atrai cerca de 160 mil foliões no Rio

Carnaval

Último sábado do pré-Carnaval de Rua 2025 atrai cerca de 160 mil foliões no Rio

Carnaval 2025

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Bloco da Favorita, Céu na Terra, Pérola da Guanabara, Orunmilá, Afoxé Filhos de Gandhi, Simpatia é Quase Amor e Estratégia animam diversas regiões da cidade

Cerca de 160 mil foliões tomaram as ruas do Rio no último sábado (22/02) do pré-Carnaval, celebrando a diversidade de ritmos característica da folia carioca. Um total de 55 agremiações fizeram a festa nas ruas. A manhã foi marcada pelos desfiles do Bloco da Favorita, que atraiu cerca de 50 mil foliões para o Circuito de Megablocos na Rua Primeira de Março, no Centro; Céu na Terra e seu cortejo lúdico de bonecos gigantes, em Santa Teresa;  Estratégia, que homenageou Wilson Simonal, no largo São Francisco de Paula;  e Pérola da Guanabara, que foi da Praça XV até a Ilha de Paquetá. Entre os destaques da tarde, o Afoxé Filhos de Gandhi abriu alas com seu cortejo de inspiração afro-religiosa na Zona Portuária e o Simpatia É Quase Amor desfilou toda a sua irreverência de 40 carnavais pela Orla de Ipanema. 

O Bloco da Favorita animou a Primeiro de Março, no Centro, com nomes como MC Maneirinho, Borges, Bin e Puterrier, que tocaram diversos hits dos gêneros. Desfilando desde 2013, a agremiação se tornou figurinha tarimbada no Carnaval de Rua do Rio. 

Publicidade

Leia Também:

Em Santa Teresa, o Céu na Terra prestou homenagem à cantora Rita Lee. Ao som de 150 instrumentistas, que uniam o rock ao carnaval, a agremiação tomou as ladeiras de Santa Teresa com seu cortejo de figurinos criativos. 

Outro bloco que atraiu diversos foliões foi o Estratégia, no largo São Francisco de Paula. Em seu 13º desfile, o bloco homenageou o cantor Wilson Simonal. Fundado em 2012 e inspirado pela cultura afro-brasileira, a agremiação contava com 60 ritmistas na bateria, que prestaram tributo ao “Rei da Pilantragem”. 

Já na parte da tarde, os blocos Orunmilá, Afoxé Filhos de Gandhi e a bateria Surdo Um Mangueira desfilaram na região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio. O cortejo partiu do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa, e foi até o Cais do Valongo, região que representa a mais importante evidência física associada à chegada de africanos escravizados no Brasil. 

E a folia continua neste domingo, 23/02, com o desfile de outros 35 blocos pela cidade. Entre os destaques da manhã, o Cortejo do Boitatá, no Centro, às 7h; o Fogo e Paixão, no Largo São Francisco de Paula, às 8h; o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, também às 8h; o Gigantes da Lira, em Laranjeiras, às 9h; e o Empolga às 9, em Ipanema, às 11h.  No total, 99 agremiações oficiais estarão nas ruas neste fim da e semana.

Rede Nacional de Notícias

Publicado por:

Rede Nacional de Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
RNN
RNN
RNN
RNN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!